A Universidade Vila Velha (UVV) foi ranqueada pela quinta vez consecutiva no Times Higher Education “Global Impact”, nesta quinta-feira, 1º de junho. O ranking avalia instituições de ensino superior, com grande impacto social nas ações que elas realizam para enfrentar as questões globais.
Para isso, o THE Global Impact avalia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que cada universidade está seguindo para atingir a Agenda 2030. Entre os critérios, estão: erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, redução da desigualdade, ação contra a mudança global do clima, entre outros.
Entre os 17 objetivos criados pela ONU destinados a criar um mundo sustentável, a UVV pontuou 15 deles:
SDG1: Erradicação da pobreza
SDG2: Fome zero
SDG3: Saúde e bem-estar
SDG4: Educação de Qualidade
SDG5: Igualdade de gênero
SDG6: Água potável e saneamento básico
SDG7: Energia limpa e acessível
SDG8: Trabalho decente e crescimento econômico
SDG9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
SDG10: Redução das desigualdades
SDG11: Cidades e comunidades sustentáveis
SDG12: Consumo e produz sustentável
SDG13: Ação contra mudança global do clima
SDG14: Vida na água
SDG15: Vida terrestre
Outro fator importante, é que a universidade está acima da média entre as instituições da América Latina nas atividades de saúde e bem-estar, e redução das desigualdades, além de ter tido um crescimento na ODS de trabalho decente e crescimento econômico.
Para a Reitora da UVV, Denise Endringer, “ser classificado nesse ranking demonstra o compromisso da universidade em contribuir para um mundo mais sustentável e equitativo. Ao ampliar o número de objetivos com pontuação e apresentar indicadores fortes nos ODS 3, 8 e 10, a UVV demonstra sua atuação relevante nessas áreas. É uma oportunidade de reconhecimento internacional e de evidenciar o trabalho realizado pela instituição. Isso pode atrair a atenção de potenciais parceiros, colaboradores e estudantes, além de fortalecer a reputação da universidade tanto nacional, quanto internacionalmente”.
A UVV ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO MUNDO
Desde 2018 que a UVV está presente em rankings mundiais. Nesse mesmo período, a UVV foi a única instituição de ensino superior capixaba a compor a lista de 10 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, no The Higher Education (THE).
O THE foi fundado em 2004, com o objetivo de classificar as melhores universidades do mundo. Para isso, são avaliados o ensino, a pesquisa e as perspectivas internacionais. Para classificar, cada IES tem uma entrada dos dados para cada indicador, resultando em uma pontuação total para uma instituição. A partir disso, o THE usa uma abordagem de padronização para cada indicador e, em seguida, os combina nas devidas proporções, classificando as instituições em faixas.
Texto por Natasha Lopes