O presidente da Universidade Vila Velha (UVV), José Luiz Dantas, concedeu uma entrevista ao programa Estúdio 360 da TV Capixaba, na última quarta-feira (14). Em conversa com Antônio Carlos Leite e Evandro Millet, ele destacou as principais novidades no ramo de inovação e tecnologia.
A aquisição da Faculdade UCL foi destaque durante o programa. O empresário comentou as vantagens de ter um centro de ensino superior em um município com uma forte presença industrial e compartilhou seus planos de transformar a instituição no próximo MIT Capixaba.
“A Serra é a cidade quem tem o maior arranjo produtivo industrial do Espírito Santo. Além da ArcelorMittal, Vale do Rio Doce e outras grandes companhias, ali estão instaladas – assim como um centro logístico – toda parte de serviços. A gente percebeu que ter uma unidade para tratar temas de engenharia, logística e tecnologia seria muito bom para UVV”.
José Luiz ainda continua “quando desejamos ter algo próximo ao MIT é na concepção. É que as grandes cabeças nessa área de engenharia e tecnologia possam desenvolver através de bons projetos e grandes laboratórios, e também de mão de obra para esse arranjo produtivo local”.
Outro tópico discutido foi a concentração de talentos de alto nível. Atualmente, a UVV possui 90% do seu corpo docente titulados mestres e doutores. Ao ser questionado por Antônio Carlos em como manter esse time na instituição, ele responde:
“O que faz esses grandes talentos ficarem, além de conseguir um bom financiamento pelo CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é agir como um facilitador enquanto instituição. Esse grupo de pesquisadores conseguem emplacar pesquisas relevantes na CAPES e eles podem fazer aqui estado”.
A partir disso, eles começam a lecionar nos programas de mestrado e doutorado, cursos que têm um valor diferenciado e uma menor quantidade de alunos, permitindo que esses profissionais possam dedicar 20h semanais à pesquisa. Ele ainda completa “na UCL pretendemos fazer a mesma coisa”.
O presidente também falou sobre os avanços do ensino à distância e como essa modalidade foi integrada durante e após pandemia no ensino superior. A Pós-Premium também recebeu atenção, principalmente em relação às parcerias com o Instituto Albert Einstein, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), entre outras instituições.