Alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Vila Velha (UVV) participaram do programa Conheça Seu Exército nos dias 3, 4 e 5 de julho. A iniciativa, realizada pelo 38º Batalhão Infantaria do Exército Brasileiro, tem o intuito de apresentar o trabalho desempenhado pelos militares em diversos locais do país.
Criado em 2020, o evento celebra sua quinta edição e é realizado pela primeira vez no Espírito Santo. Ao todo, foram 10 participantes, dos quais 6 pertencem à comunidade acadêmica da UVV, entre eles: Maysa Jardim de Mattos, Nicole Gobbi Ribeiro, Isabela Kerner de Melo, Vitória Magnago Abreu Carnelli, Amanda Mattedi Correia Intra e Oian Lopes Busato Nunes dos Santos.
Nicole Gobbi Ribeiro, aluna de Relações Internacionais, compartilha como foi sua experiência durante esses três dias: “Visitamos todo o espaço ocupado pelo batalhão, onde tive a oportunidade de praticar rapel, avaliação de distância, orientação diurna com uso de bússola, apreciar a banda de música, assistir à demonstração da tropa OCD e conhecer melhor a rotina desempenhada por cada patente do exército e sua importância na hierarquia”.
Ela ainda ressaltou a importância de ver seus estudos teóricos aplicados na prática, principalmente sobre a mobilização estratégica do Exército Brasileiro para promover a paz, segurança e iniciativas humanitárias.
“Como estudante, pude ver a realização prática de estudos que até então só eram teóricos para mim. Há toda uma mobilização estratégica em prol da manutenção da paz e segurança, que está diretamente ligada a diversas questões internacionais, onde a diplomacia e a negociação são de suma importância para um Braço Forte. O apoio à população em casos de desastres naturais, as campanhas de vacinação, e o acolhimento de refugiados ressalta a Mão Amiga e a valorização das políticas públicas”.
Ao fim do programa, os convidados participaram de uma formatura para receber os certificados. A confraternização de encerramento ocorreu no Forte São Francisco Xavier da Barra, com a presença de Denise Endringer, Reitora da UVV; e Francisco Assis, professor assistente de Relações Internacionais.