Pesquisadoras da Universidade Vila Velha (UVV) foram contempladas no Edital Mulheres na Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), na última sexta-feira (5). Foram mais de 150 projetos de cientistas capixabas inscritos, sendo 51 selecionados no resultado final.
Érica Coelho Pagel, do Mestrado em Arquitetura e Cidade; Réia Silvia Gonçalves Pereira, do Mestrado em Sociologia Política; Elisangela Flávia Pimentel e Bianca Prandi Campagnaro, do Doutorado em Ciências Farmacêuticas passam a compor esse grupo seleto.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o público feminino representa cerca de 54% dos estudantes de doutorado no Brasil, sendo um aumento de 10% nas últimas duas décadas. No entanto, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apenas 28% dos pesquisadores no mundo são mulheres.
Com isso, a iniciativa surge com o intuito de promover a equidade de gênero dentro da ciência. Assim, ela busca estimular o desenvolvimento de pesquisas realizadas por mulheres, consolidando o Espírito Santo como um polo de inclusão na área científica.