Na última terça-feira, a UVV realizou a Oficina de Ideias, um encontro que reuniu alunos, professores e colaboradores no Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP). A atividade contou com a participação de estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrandos em Arquitetura e Cidade, além de voluntários, bolsistas e professores envolvidos no projeto, todos comprometidos em desenvolver intervenções para a requalificação urbana dos bairros Darly Santos e Pontal das Garças.
ESTRUTURA DA OFICINA E OBJETIVOS
Promovida em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo, o programa de Mestrado em Arquitetura e Cidade e os projetos de extensão Reviva, “Dignidade Urbana” e “Paisagem Urbana e Inclusão”, a oficina foi estruturada em três fases principais:
Propositiva – desenvolvimento de propostas para qualificar os espaços públicos, incentivar o comércio transitório e fomentar o desenvolvimento local. Investigativa – análise das transformações dos bairros; Analítica – identificação de potencialidades e vulnerabilidades locais;
Durante a atividade, os participantes refletiram sobre as transformações dos bairros, identificaram potencialidades e vulnerabilidades locais e desenvolveram propostas para qualificar os espaços públicos, incentivando atividades de lazer, comércio transitório e desenvolvimento local.
REFLEXÕES E RESULTADOS
A professora de Arquitetura e Urbanismo Larissa Andara, que participou da organização da oficina, destacou a importância dessa iniciativa para engajar os alunos em uma reflexão ativa e prática: “Oficinas de ideias são excelentes iniciativas para a participação ativa e reflexiva de alunos de diversos períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo e da pós-graduação em Arquitetura e Cidade. Nesta, em específico, buscou-se refletir sobre as transformações que estão ocorrendo nos bairros Darly Santos e Pontal das Garças, levantar demandas prioritárias, sintetizar potencialidades e vulnerabilidades locais e, sobretudo, desenvolver soluções colaborativas para qualificar os espaços públicos nos bairros, incentivar as atividades comerciais transitórias e o desenvolvimento local.”
INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Para a professora Ana Paula, do mestrado em Arquitetura e Cidade, essa atividade foi uma oportunidade essencial de integração entre ensino, pesquisa e extensão: “A Proposta da Oficina de Ideias contribui para a inserção do aluno na resolução prática de problemas socioambientais vivenciados por comunidades inseridas em regiões de abrangência da Universidade Vila Velha. Os mestrandos têm a oportunidade de aplicar na prática os fundamentos teóricos que embasam suas pesquisas, enquanto vivenciam abordagens pedagógicas que integram vivências de campo, grupos focais e soluções baseadas em problemas. Esta proposta também contribui para que os alunos da Graduação desenvolvam habilidades de trabalho em grupo para soluções de problemas reais, incluindo formas de abordagem junto à comunidade e a tabulação e expressão dos dados coletados em campo.”
FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS COM A COMUNIDADE
Com as contribuições de alunos, professores e líderes comunitários, a Oficina de Ideias reafirmou o compromisso da UVV em promover soluções práticas e inovadoras para a requalificação urbana. A iniciativa fortalece o vínculo entre a universidade e as comunidades do entorno, proporcionando impactos reais e significativos.
CONHEÇA O NEP
O Núcleo realiza atividades que envolvem as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Produtos. O Praia Legal – Projeto de acessibilidade na Praia da Costa, Oficina de Design Urbano –proposta de intervenção na Região de Terra Vermelha, além de projetos para sede de associação de moradores, associação de pescadores são alguns dos trabalhos já realizados.