Medicina

André Carvalho, egresso de Medicina UVV, ficou entre os finalistas na residência médica da UFRJ

12, Fevereiro, 2025 Anthony Peçanha

Egresso de Medicina da UVV – Universidade Vila Velha, André Carvalho, ficou entre os finalistas na residência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais concorridas do país. Com muita dedicação, agora ele está pronto para se especializar em Radiologia.

Ainda na época do internato, ele já sabia onde queria estar: na UFRJ. Fundada em 1920, a instituição é referência em programas de residência médica, onde são oferecidas mais de 70 especialidades. Segundo ele, o apoio dos professores da UVV foi essencial para essa conquista.

“Foram 6 anos de preparação. A UVV dá uma bagagem muito importante na formação médica do aluno. Tudo isso contribuiu para ir bem nas provas, ter sucesso no aprendizado e na parte clínica” comenta.

Aprovado também na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em primeiro lugar, ele espera poder crescer nessa nova jornada de aprendizado na UFRJ, consolidando seu caminho em uma das áreas mais promissoras da saúde.

A residência médica é uma etapa especializada, no qual o recém-formado escolhe uma área de atuação para seguir carreira. Ela funciona como se fosse um estágio ultra-intensivo dentro dos hospitais, onde o médico recém-formado trabalha sob supervisão, atendendo pacientes e pegando experiência de campo.