A Universidade Vila Velha (UVV), por meio do Núcleo de Práticas Adequadas de Solução de Conflitos (Nupasc), homenageou as três estudantes mais engajadas no Projeto de Mediação Escolar, desenvolvido em parceria com a escola UMEF Mikeil Chequer. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (10), no Campus Boa Vista, em Vila Velha.
Por propagar a cultura da paz no ambiente escolar, Ketlen Hennis Gabrielli, Kamylly Machado de Jesus e Giulya Vitória Siqueira da Silva, foram reconhecidas pela atuação na promoção de um espaço mais harmonioso, pautado pelo diálogo e pela inclusão.
Em 2024, as estudantes participaram de um grupo formado por 35 alunos que passou pelo programa de capacitação em mediação escolar. As atividades foram planejadas e conduzidas pelo Nupasc, com monitoria das acadêmicas de Direito Nathalia Augusta Woelffel Ferreira e Milena Merelles Almeida.
Além disso, eles também receberam formação em Direitos Humanos e Ética, com aulas ministradas pelos professores Rafael Simões e Luiz Augusto Bellini.
A formação foi encerrada oficialmente no dia 5 de julho de 2024, quando os alunos foram certificados como mediadores escolares em uma solenidade realizada no Cineteatro da UVV, conduzida pela reitora Denise Endringer.
Desde agosto de 2024, as alunas vêm atuando diretamente na escola UMEF Mikeil Chequer, ajudando colegas a lidar com conflitos de forma madura e empática.