Evento

UVV concede títulos honoríficos a três personalidades que contribuíram com a educação e a sociedade

11, Abril, 2025 Natasha Lopes

Em uma noite marcada por homenagens, a UVV – Universidade Vila Velha deu início às celebrações pelos seus 50 anos com a entrega dos títulos honoríficos a três personalidades que deixaram um legado para a educação e a sociedade brasileira. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (9), no Cineteatro.

Receberam a honraria o empresário Fernando Aboudib Camargo, de Doutor Honoris Causa; Fausto Edmundo Lima Pereira, de Professor Honoris Causa;e a colaboradora Neila Freitas Ferreira, de Mérito Universitário.

Em breves discursos, os agraciados agradeceram o reconhecimento. Fernando definiu esse momento com entusiasmo: “É com muita alegria que chego aqui hoje para receber a maior honraria de toda a minha vida”.

O professor Fausto relembrou sua trajetória no magistério: “comecei a lecionar em Uberaba, em Minas Gerais, e de lá para cá nunca mais parei. Receber o título de Professor Honoris Causa é, portanto, para esse velho professor, uma honra enorme.”

Já Neila falou sobre seu vínculo afetivo com a instituição: “Estou muito grata! Minhas filhas formaram aqui. Tenho um carinho imenso por todos os diretores que passaram por mim. A cada conquista, cada vitória, também era minha”.

O título honorífico é uma forma de reconhecimento concedida a uma pessoa em homenagem aos seus méritos, conquistas, serviços prestados ou posição de destaque em determinada área, como na ciência, cultura, política, educação ou serviço público.

Para encerrar a cerimônia, Paulo Guedes, ex-ministro da Economia e chanceler da UVV, concedeu uma palestra sobre o cenário econômico mundial. Ao final, os convidados foram recepcionados no UVV Lounge para um momento de confraternização e celebração pelos 50 anos de história da instituição.

Fernando Aboudib Camargo

Fernando Aboudib Camargo é graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atua como empresário em mais de 20 segmentos da economia. Sua trajetória abrange setores como geração de energia, importação e exportação, logística, infraestrutura, comunicação, construção e operação portuária, concessão rodoviária, engenharia de obras pesadas, mineração, serviços de limpeza urbana, siderurgia, transporte de passageiros, agricultura, fruticultura, pecuária, hotelaria, desenvolvimento imobiliário, shopping centers, incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais para locação.

Com participação em mais de 60 empresas distribuídas por 9 estados brasileiros, Fernando Aboudib Camargo contribui ativamente para a geração de empregos e o desenvolvimento de diferentes regiões do país, empregando milhares de colaboradores.

Fausto Edmundo Lima Pereira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1965), doutorado em Anatomia Patológica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1968) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978).

É Professor Titular Emérito do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atualmente atua como Pesquisador Voluntário no Departamento de Patologia.

Também integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas do Centro de Ciências da Saúde da UFES.

Desde abril de 2011, é professor da Universidade de Vila Velha (UVV), contribuindo com sua ampla experiência acadêmica e científica na formação de novos profissionais da saúde.

Neila Freitas Ferreira

Neila iniciou sua trajetória na UVV em 1988, atuando na secretaria da instituição. Na época, era responsável pelo controle de protocolos e, durante o turno da noite, abria a tesouraria, setor onde eram recebidas as mensalidades e taxas acadêmicas.

Em um período em que todos os processos acadêmicos eram realizados de forma manual, sua letra bonita chamava atenção e fazia com que fosse sempre escolhida para preencher, à mão, os dados variáveis nos diplomas dos alunos.

Em 2002, passou a integrar oficialmente o setor de Registro de Diploma, onde acompanhou de perto a transformação da instituição, desde a emissão manual até a chegada do diploma digital.

Foram 37 anos de dedicação e contribuição à história da UVV, marcando gerações com cuidado, atenção aos detalhes e compromisso com a educação.