O InovaWeek 2025 está de volta com o tema Inteligência Artificial. Confira a programação!

04, Setembro, 2025 Natasha Lopes

O mês de setembro será marcado por um dos maiores encontros de inovação e tecnologia do Espírito Santo, o InovaWeek 2025. O evento, realizado pela Universidade Vila Velha (UVV), ocorre de 15 a 18 de setembro, no Campus Boa Vista.

Com o tema AI Facilites: For Best Generation, a semana de inovação promete provocar reflexões e inspirar mudanças sobre o impacto da Inteligência Artificial nos negócios, produtos, processos, sistemas e serviços.

Entre os destaques do evento está o ExpoInova, uma grande mostra de projetos inovadores criados pelos alunos. A proposta desafia os estudantes a desenvolverem soluções criativas em produtos, processos e sistemas, sempre conectadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado é um conjunto de ideias com potencial de acelerar transformações sociais e mercadológicas.

A programação contará ainda com palestras de grandes nomes do cenário nacional, como Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD Brasil; Tay Dantas, founder Vinci Society; Gil Giardelli, co-founder 5ERA; e Thais Martan, especialista em Inteligência Artificial para Negócios.

O evento abre espaço também para a cultura e o entretenimento, com apresentações artísticas, concurso de talentos, competições de projetos de alunos do ensino médio e pitches. A cantora capixaba Budah é uma das atrações confirmadas no Palco Cultural.

O InovaWeek 2025 promete movimentar a comunidade acadêmica e o público, onde reúne estudantes, profissionais e empreendedores em um ambiente propício para trocar ideias e construir soluções que transformam a sociedade.

Programação

13 de setembro – Sábado

9h – InovaApps – Campus Boa Vista

14 de setembro – Domingo

9h – InovaApps – Campus Boa Vista

15 de setembro – Segunda-feira

9h – Hasteamento da Bandeira do Brasil e Hino Nacional com Banda do 38º Batalhão de Infantaria – Praça da Bandeira

17h – Inauguração do Museu de Biociências – Campus N. Sra. da Penha (Biopráticas)

20h30 – Apresentação da Escola de Samba Mocidade Unida da Glória – Palco Cultural

16 de setembro – Terça-feira

8h às 12h | 18h às 22h – ExpoInova – Campus Boa Vista

8h às 12h – InovaTeen – Campus Boa Vista

8h às 10h – Comunicação não-violenta: Lidando com as barreiras de comunicação – Arena UVV Transforma

8h às 10h – Manobrão das RI: Inovação que move e transforma o mundo – Arena de Conteúdo

9h – InovaTalks: IA em Ação: Soluções reais para problemas reais, com Cledson Malaquias (Vale) – Cineteatro UVV

10h – Apresentação Cultural – Palco Cultural

15h às 17h – Mitos e Verdades sobre o aleitamento materno – Arena UVV Transforma

13h30 às 17h – Olimpíadas de Simulação: Concorrência em turnos – Arena UVV Transforma

17h30 – Cerimônia Honoris Causa – Cineteatro UVV

18h às 21h – Campanha de Vacinação e Jogo Virtual Caça D – Arena UVV Transforma

19h – Aprendendo e empreendendo, com Samuel Messias (Aderes) – Arena de Conteúdo

19h15 – Como a Inteligência Artificial está mudando o jeito de desenvolver negócios: Do hype à prática, com Felipe Lomeu (Tegrus) – XReality (Metaverso UVV)

19h15 – InovaTalks: Inteligência Artificial na prática: Como empresas estão transformando seus resultados, com Thais Martan – Cineteatro UVV

20h – Educação e IA, com Vitor De Angelo (Secretaria de Educação ES) – Arena de Conteúdo

22h – Encerramento

17 de setembro – Quarta-feira

8h às 12h | 18h às 22h – ExpoInova – Campus Boa Vista

8h às 12h – InovaTeen – Campus Boa Vista

8h – Mobilidade inteligente em uma cidade inteligente, com Eduardo Muniz (Voltz Bike Elétrica – Arena de Conteúdo

8h às 11h – InovaTrek – Ginásio Poliesportivo

8h às 10h – Roda de Conversa: Acessibilidade, inclusão, arquitetura e saúde – Arena UVV Transforma

9h – InovaTalks: Palestra com Tasso Lugon (Banestes DTVM) – Cineteatro UVV

9h – Roda de Conversa com profissionais da área de Turismo, com Bruno Emílio e André Spalenza (Fecomércio) – Arena de Conteúdo

9h às 18h – Convention On – Anfiteatro UVV

10h – Show com Luiz Marques – Palco Cultural

13h30 às 17h – Escape Room: Desafios ao raciocínio clínico / Situações clínicas construídas por residentes de Neurologia, Neurocirurgia, Clínica Médica e Medicina Intensiva – Arena UVV Transforma

18h às 21h – Campanha de Vacinação e Jogo Virtual – Arena UVV Transforma

19h – Jornada de transformação digital na era de dados e da IA, com Daniel Bezerra (Arcelor Mittal) – Arena de Conteúdo

19h15 – A coragem por trás da força da realização, com Wander Miranda (Enjoy) – XReality (Metaverso UVV)

19h30 – InovaTalks: BYD: A revolução da mobilidade elétrica, com Alexandre Baldy – Cineteatro UVV

20h – Infraestrutura produtiva em tempos de mudanças climáticas, com Luiz Schettino (SECTI) – Arena de Conteúdo

20h30 – Show com Budah – Palco Cultural

18 de setembro – Quinta-feira

8h às 12h | 18h às 22h – ExpoInova – Campus Boa Vista

8h às 12h – InovaTeen – Campus Boa Vista

8h às 9h – Voz que transforma: Como falar para empreender, com Lu Lima (100% Eventos) – Arena de Conteúdo

8h às 10h – Alegria é o melhor remédio: Oficina de palhaçaria e sua aplicação na Saúde – Arena UVV Transforma

9h – InovaTalks: Palestra com Tayana Dantas – Cineteatro UVV

9h – Inovação com propósito: IA e educação empreendedora na formação de futuras lideranças, com Julia Peterle (Sebrae) – Arena de Conteúdo

9h às 13h – Convention On – Sala 5, Acadêmico Azul

13h às 18h – Convention On – Anfiteatro UVV

10h – FitDance no Campus – Palco Cultural

13h30 às 17h – Comunicação de notícias difíceis – Arena UVV Transforma

18h15 – A nova era das vendas B2B: Como a IA está transformando o relacionamento comercial entre empresas, com Iêza Pontes (LinkedIn) – XReality (Metaverso UVV)

18h às 21h – Roda de conversa sobre Residências Médicas – Arena UVV Transforma

18h30 – Homenagem a autoridades – Cineteatro UVV

19h – Da inovação ao resultado: A importância da accountability na transformação digital, com Luiz Felipe Mattos (Arcelor Mittal) – Arena de Conteúdo

19h30 – InovaTalks: Quando a IA se encontra com a inteligência humana, com Gil Giardelli – Cineteatro UVV

20h30 – Show de Talentos – Palco Cultural

22h – Encerramento