A Universidade Vila Velha (UVV) alcançou o 1º lugar na categoria Ensino Superior do Prêmio Sinepe em Ação 2025. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (5), no Le Buffet Master, em Vitória.


A conquista foi obtida por meio do projeto Cine Cultural Terra Vermelha, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Práticas (NEP) com a participação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, mestrandos em Arquitetura e Cidade, integrantes do Instituto GG5 e membros da comunidade local.
O Cine Cultural Terra Vermelha nasceu com o propósito de criar um espaço cultural voltado para a comunidade. Utilizando metodologias participativas, alunos e professores promoveram oficinas criativas com os moradores, elaboraram projetos arquitetônicos, produziram luminárias sustentáveis a partir de materiais reaproveitados e acompanharam todas as etapas de execução do espaço.
A cerimônia contou com a presença de representantes da UVV, entre eles: José Luiz Dantas, presidente da mantenedora; Denise Endringer, reitora; Jefferson Cabral, diretor de mercado; Aparecida Javarini, da pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e extensão; além de Mateus Marcarini Zon e Alexandre Alves, do NEP UVV.
Além da conquista deste ano, a UVV já foi reconhecida em edições anteriores, inclusive como instituição campeã, por projetos de significativo impacto social, como o Animais Terapeutas.
Realizado pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), o prêmio tem como intuito reconhecer e valorizar práticas inovadoras desenvolvidas por instituições privadas de ensino no Estado.
Veja também: CAU/ES premia docentes e aluno da UVV em diversas categorias acadêmicas
