Pesquisadoras da UVV realizaram estágio técnico-científico na Suíça

4, agosto de 2023

Pesquisadoras da Universidade Vila Velha (UVV) realizaram estágio técnico-científico na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Sul da Suíça (SUPSI), nos meses de junho e julho. A Dra. Paula Omena e a Dra. Larissa Corteletti estão vinculadas ao Laboratório de Ecologia de Insetos Aquáticos e ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UVV.

Durante esse período, as pesquisadoras analisaram a biomassa de fungos aquáticos decompositores coletados em riachos capixabas que sofreram impactos pela remoção da vegetação ripária e proximidade com áreas de cultivo e criação de animais.

Por atuarem no processo de decomposição de matéria orgânica em rios e riachos, os fungos aquáticos são importantes para disponibilidade de energia para as teias tróficas e manutenção da biodiversidade aquática, além de poderem ser utilizados como bioindicadores de qualidade de água.

O projeto, coordenado pelos pesquisadores Prof. Dr. Marcelo Moretti (UVV) e Dr. Andreas Bruder (SUPSI), tem como objetivo principal avaliar os efeitos do uso e ocupação do solo em pequenos riachos do Espírito Santo e do cantão de Ticino, Suíça.

A UVV e a SUPSI possuem um acordo de cooperação científica que, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto, envolve a mobilidade de pesquisadores e alunos. No início de maio, o Prof. Marcelo Moretti recebeu em seu grupo de pesquisa a visita do Dr. Andreas Bruder. No período em que esteve na UVV, o Dr. Andreas Bruder ministrou uma palestra para toda a comunidade acadêmica e participou de reuniões na Reitoria e Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.

O estágio técnico-científico teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Swiss National Science Foundation (SNSF).

 

Texto por Kamilli Rampinelli 

Whatsapp Link