Professores e alunos da UVV realizam visita técnica à Aldeia Indígena Pau Brasil

20, março de 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Vila Velha (UVV) liderou uma visita técnica à Aldeia Indígena Pau Brasil, em Aracruz, no Espírito Santo. O propósito principal dessa iniciativa foi compreender as necessidades, desafios e aspirações da comunidade tradicional da aldeia, a fim de construir um plano estratégico para a execução de projetos de extensão e cultura alinhados às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

A visita foi organizada pelo Dr. Neil Palácios e contou com a participação de uma equipe de gestores, pesquisadores e alunos dos programas de pós-graduação em Arquitetura e Cidade, Ciências Farmacêuticas e Sociologia Política. Representando a Aldeia estavam o cacique Valdeir da Silva Almeida, além de membros da Associação Indígena Tupinikim da Aldeia Pau Brasil (AITUPIAPABRA), como o presidente Antônio Carlos Pinto.

“Nossa missão vai além do ensino e da pesquisa, estamos comprometidos em ser agentes de transformação social, trabalhando lado a lado com as comunidades para encontrar soluções que promovam o bem-estar e a sustentabilidade”, destacou a Coordenadora de Extensão e Cultura da UVV, Profa. Maria Aparecida Javarini.

Durante os diálogos com lideranças da aldeia, foram abordadas questões de extrema importância para a comunidade, como a falta de infraestrutura básica, a necessidade de acesso a uma educação de qualidade, as preocupações com a saúde, a preservação cultural e a busca por oportunidades econômicas.

“Durante as conversas com as lideranças da aldeia, identificamos a necessidade de estabelecer oportunidades sustentáveis. A UVV se compromete a fortalecer a capacitação profissional, apoiar iniciativas empreendedoras locais e criar projetos para impulsionar a geração de renda. Nossa meta é não só promover o desenvolvimento desta comunidade, mas também trabalhar em conjunto para um futuro mais equitativo e inclusivo.”, disse o Dr. Neil Palácios, Coordenador de Projetos da UVV

A visita técnica à Aldeia Indígena Pau Brasil foi um passo significativo em direção à construção de parcerias sustentáveis e inclusivas. Ao compreender as necessidades e aspirações da comunidade, a UVV reforça seu compromisso não apenas com o ensino e a pesquisa, mas também com a transformação social e o desenvolvimento sustentável.

 

 

Texto por Isabella Santos

Whatsapp Link