Descubra a versatilidade do profissional de Educação Física

10, abril de 2024

Se você está pensando em embarcar na jornada de Educação Física UVV, mas não sabe ao certo qual direção seguir, fique tranquilo! Vamos te guiar por um caminho de possibilidades, mostrando como você pode fazer a diferença na vida das pessoas.

´´A pluralidade de experiências, seja no campo da educação básica ou nas possibilidades do bacharelado, junto com a variedade de atividades de lazer, esporte, saúde e condicionamento físico, o curso oferece uma ampla gama de oportunidades profissionais´´ reforça Murilo Eduardo, professor de Educação Física UVV.

Para começar, primeiro precisamos esclarecer dúvidas acerca dos tipos de curso. A licenciatura é direcionada para quem sonha em ser professor, especialmente no ensino fundamental e médio. Por outro lado, o bacharelado prepara profissionais para atuar em várias áreas do mercado de trabalho. Agora ficou mais fácil, né?

Aqueles que desejam seguir carreira no ramo da docência são responsáveis por incentivar a prática regular de exercícios físicos em instituições de ensino. Além disso, existe a oportunidade de atuar no ensino superior, através de pesquisas acadêmicas e ministrando aulas – esse último, em especial, requer títulos adicionais de especializaçãomestrado ou doutorado.

Já os bacharéis dedicam suas carreiras à saúde e o bem-estar por meio do esporte, lazer e condicionamento físico. Além de incentivar um estilo de vida ativo, eles também trabalham em equipe com outros profissionais, como: médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. Vinicius Borges, egresso de Educação Física UVV, deixa um conselho para quem tem interesse na área.

“Busque sempre o conhecimento e experiência, seja aberto a conhecer novas áreas e nunca ache que sabe tudo. A Educação Física é uma profissão ampla, com muitos campos de atuação. É interessante explorar cada um deles para formação de ideias, opiniões e até críticas. É necessário desejar ser diferente” comenta.

A academia é um dos principais locais de atuação desses profissionais, onde orientam e instruem os alunos durante os treinos e atividades físicas. Ele pode optar também por ser especialista em uma determinada área, como: ginástica, dança, natação ou até mesmo personal trainer.

Esse é o caso do Vinicius Borges, que há dois anos oferecendo serviços em uma academia de Crossfit, em Vila Velha. Confira seu depoimento sobre sua jornada acadêmica e profissional:

Nos clubes esportivos também há uma grande demanda dessa especialidade, principalmente para conduzir treinamentos, auxiliar no condicionamento físico e prevenir lesões decorrentes da prática esportiva. Ele pode ainda criar seu próprio negócio, oferecendo seus serviços em um ambiente personalizado e centrado nas necessidades individuais de cada atleta, por exemplo.

No meio corporativo, eles são contratados para criar e implementar programas de ginástica laboral entre os funcionários, com exercícios simples e breves durante o expediente. Esses mesmos profissionais marcam presença no ramo do turismo, liderando atividades recreativas e de lazer em hotéis, resorts e cruzeiros.

Se você se interessa pela área, que tal explorar mais sobre a graduação? A UVV oferece cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física! O prazo para inscrições do Vest UVV 2024/2 vai até 29 de abril, no formulário disponível aqui.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link