Descrição do curso
O curso de Tecnologia em Segurança Cibernética da UVV On prepara profissionais capazes de atuar em ambientes tecnológicos diversos, incluindo áreas como IOT, Blockchains, Cloud e Virtualização. Esses especialistas estão aptos a enfrentar ameaças inerentes, como Malware, roubo ou sequestro de dados, e invasões de sistemas, entre outros desafios.
Além de oferecer um curso altamente atualizado e alinhado às demandas atuais da área de cibersegurança, o curso de defesa cibernética da UVV ON proporciona uma matriz curricular que prepara os alunos para importantes certificações de mercado.
Entre elas destacam-se: EXIN Certified Data Protection Office (DPO), EXIN Cyber and IT Security Foundation, EXIN Information Security Foundation based on ISO IEC 27001, Mile 2 Certified Security Awareness (C)SA1, Comptia Linux+, Comptia Security +, EXIN Ethical Hacker Foundation (EHF), EXIN Cloud Computing Foundation, Eccouncil Certified Ethical Hacking (CEH), Mile2 Certified Professional Ethical Hacker (C)PEH e Comptia Pentest+.
Outro diferencial notável é a parceria com a Cisco, que proporciona disciplinas com cursos preparatórios para certificações COMPTIA A+, CCNA Routing and Switching e Network Security. Ao concluir esses cursos, o aluno recebe o certificado oficial da Cisco e Badges digitais para compartilhar nas redes sociais, demonstrando as habilidades e competências adquiridas. Esta é uma oportunidade única de se destacar no mercado e se tornar um profissional altamente qualificado em Segurança Cibernética.
Metodologia
Na metodologia do curso de Tecnólogo em Segurança Cibernética, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes para que sejam capazes de proteger a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação das organizações. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir.
Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática em segurança cibernética assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.
Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.
Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Atividade Extensionista e Vivência Profissional: Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, atuando de forma ética e responsável na proteção da contribuindo para a segurança, a continuidade dos negócios e o desenvolvimento social.
Denis Rodrigues da Silva
Mestre em Redes e Serviços de Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Já atuou na área de desenvolvimento de software, infraestrutura de rede e telefonia. Atua na docência desde 2012.