Descrição do curso
O Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UVV – Universidade Vila Velha foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) em fevereiro de 2012, iniciando sua primeira turma de mestrado em agosto do mesmo ano. Até o final de 2024, o PPGSP já titulou mais de 150 mestres em Sociologia Política, atuantes nas iniciativas pública e privada, nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão. No ano de 2024 o programa aprovou junto à Capes o curso de Doutorado que está em processo de implantação e iniciará suas atividades em 2025.
O crescimento e consolidação do PPGSP se alinha com a missão da Universidade Vila Velha, em seu plano de desenvolvimento institucional, de: “[…] produzir, fomentar e difundir conhecimentos para a formação de cidadãos comprometidos com o empreendedorismo, com a sustentabilidade e a inovação, sensíveis às causas sociais, culturais, políticas e econômicas, com uma visão contextualizada e globalizada”. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política é um dos 5 programas acadêmicos próprios da UVV, que ainda dispõe de outros dois programas em associação com outras instituições.
Objetivos
O objetivo geral do PPGSP é formar Mestres e Doutores em Sociologia Política capazes de desenvolver o instrumental teórico-metodológico na área para o atendimento das demandas sociopolíticas regionais, nacionais e internacionais, promovendo a ação e a integração dos atores políticos e sociais. Com isso, constituem-se objetivos específicos do PPGSP:
- Assegurar a realização e o desenvolvimento de pesquisas, imprimindo caráter cumulativo às investigações empreendidas, em especial sobre o Espírito Santo, buscando superar as limitações do trabalho individual;
- Promover e orientar trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica no campo da Sociologia Política;
- Ampliar a consolidação, a partir do aprofundamento de parcerias estratégicas nacionais e internacionais, de núcleos de pesquisa em Sociologia e áreas afins, capazes de reunir dados, formular problemas e fazer diagnósticos das questões sócio-políticas regionais, nacionais e internacionais; e
- Promover a diversidade, a inclusão social de seu corpo docente, discente e de pesquisadores e a distribuição de atividades acadêmicas respeitando a pluralidade de gênero, raça, credo, origem e perfil socioeconômico, zelando pela defesa da democracia, dos direitos humanos e da promoção da cidadania.
Metodologia
Área de Concentração e Linha de Pesquisa
Sociologia Política - A área de concentração estuda a dinâmica social a partir de uma visão política, enfocando a relação entre “Estado, Sociedade e Políticas Públicas” e as relações atinentes a “Cultura, Identidades, Subjetividades e Questões Contemporâneas”, a partir da perspectiva da sociologia política. Objetiva a pesquisa constante de questões relativas às articulações de processos sociais, econômicos, políticos e culturais. Dentre eles: a análise dos processos migratórios à luz do sistema produtivo atual e da globalização; a relação entre questões socioambientais, poder e política; a educação e saúde como problemas político-sociais; a dinâmica regional e a segregação sócio espacial, violência, pobreza e desigualdades. Contempla o emprego de métodos e técnicas de produção científica qualitativa e quantitativa para aferir as novas formas de configuração social e as mais diversas atribuições dos atores e movimentos sociais. Essas dimensões são contempladas pelas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes do programa:
1- Cultura, identidades, subjetividade e questões contemporâneas: Desenvolve análises orientadas por diferentes perspectivas teóricas e epistemológicas que envolvam a produção de subjetividade, a constituição de identidade e seus impactos culturais, sociais, políticos, econômicos, dentre outros, decorrentes de conflitos provenientes do encontro entre diferentes modos de ser e formas de existir. Ao fomentar debates sobre questões contemporâneas, produzindo diagnósticos do tempo presente a partir de diferentes perspectivas teóricas que dialogam com outros campos do conhecimentos e saberes, a linha de pesquisa proposta ainda promove investigações sobre tecnopolíticas e sociologia digital, processos de individualização, sociologia dos processos de mudança de vida, sociologia dos problemas íntimos e das rupturas biográficas, interseccionalidades, antropologia política, sociologia da violência, do crime e da punição, sociologia do risco e da prevenção, sociologia urbana, sociologia da religião, sociologia da saúde, sociologia do direito, sociologia das drogas, sociologia do sistema de justiça criminal, relações de gênero e sexualidade, dentre outros assuntos.
2- Estado, sociedade e políticas públicas:
Investiga as relações entre Estado e Sociedade, analisando o pensamento político e social, a formação e transformação do Estado, com ênfase no Estado brasileiro, bem como a problemática da ação coletiva em âmbito local e global. Procura compreender os mecanismos institucionais e socioculturais que regulam a participação cidadã, os processos decisórios, assim como as representações e produções em geral, apoiando-se em distintas contribuições teórico-metodológicas que visam analisar as questões sociais sob a ótica da participação, dos movimentos sociais e do controle social das instituições, tendo como principal enfoque tanto a promoção e o fortalecimento da democracia quanto do estado democrático de direito, a partir da articulação de escalas e processos político-sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional. Além disso, visa analisar as ações de produção de serviços planejados promovidos pelo poder público nas esferas federal, estadual e/ou municipal direcionadas às atividades de regulação que possam atingir a realidade econômica, social, espacial, cultural e ambiental, objetivando o bem coletivo e o desenvolvimento sustentável. Busca ainda promover reflexões sobre o planejamento e o desenvolvimento das políticas públicas e sua relação com as condições de vida coletiva, vinculadas à saúde, educação, segurança, migração, habitação, infraestrutura, assim como os problemas sociais urbanos e ambientais.
Grupos de Pesquisa
Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais (NEUS)
Líder: Prof. Dra. Teresa da Silva Rosa
O Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais (NEUS) é um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política/PPGSP da UVV-ES que visa desenvolver pesquisa e extensão sobre as questões urbanas e socioambientais numa perspectiva interdisciplinar.
Núcleo de Estudos em Política e Sociedade (NEPS):
Líderes: Prof. Dr. Vitor Amorim de Angelo e Prof. Dr. Eduardo Georjão Fernandes
Este núcleo de pesquisa está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2011 e, em 2015, passou por um processo de reorientação do seu foco de estudos. Nesse sentido, o NEPS tem como principal objetivo discutir teórica, metodológica e empiricamente questões ligadas à memória, a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Núcleo de Apoio a Refugiados no Espírito Santo (NUARES)
Líder: Profa. Dra Viviane Mozine Rodrigues e Prof. Dr. Rafael Cláudio Simões
Este núcleo de pesquisa foi criado em 2004 e possui convênio com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Núcleo de Pesquisa em Ativismos, Resistências e Conflitos (NUPARC)
Líder: Prof. Dr. Pablo Ornelas Rosa
Tem como objetivo reunir esforços de pesquisas acadêmicas que busquem compreender tal cenário ao investigar transformações sociais e políticas.
Grupo de Pesquisa Ecologia Política e Governança Ambiental (EcoPol)
Líder: Prof. Dr. Augusto Cesar Salomão Mozine
Este grupo de pesquisa discute as dimensões do urbano e do socioambiental a partir da discussão de temas voltados a uma perspectiva crítica das relações entre ambiente e sociedade, sob uma ótica ecocêntrica.
Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (Labemus)
Líder: Prof. Dr. Diogo da Silva Corrêa
Portal de divulgação e debate de diversas contribuições às ciências humanas e sociais. Dentro de um horizonte de (auto)exigência intelectual e compromisso ético, o Blog do Labemus abraça um vigoroso pluralismo quanto a gêneros textuais, linguagens cognitivas, origens disciplinares e pertencimentos institucionais.
Núcleo de Estudos sobre Violência, Religião e Território (Encruzilhadas)
Líderes: Prof. Dr. Cesar Pinheiro Teixeira e Profa. Dra. Réia Silvia Gonçalves Pereira
O Encruzilhadas – Núcleo de Estudos sobre Violência, Religião e Território –objetiva conjugar a categoria epistemológica Religião a duas categorias igualmente importantes: violência e território.
Dr. Augusto Cesar Salomão Mozine
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Relações Internacionais (2003) e em Direito (2006) pela Universidade Vila Velha. Mestre em Ciências Socias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Visiting Fellow no Brazil Institute do King’s College London (2011-2012). É pesquisador de temas relacionados a Meio Ambiente, Políticas Urbanas e Regulação.
Observações gerais
O PPGSP busca formar mestres e doutores em Sociologia Política, através do estudo do binômio Estado-Sociedade e sua relação com as Políticas Públicas e das Questões Contemporâneas atinentes a Cultura, Identidades e Subjetividades, tornando-os capazes de desenvolver instrumental metodológico-conceitual bem como atender às questões sócio-políticas locais, nacionais e internacionais.
Pretende-se com os cursos de Mestrado e Doutorado uma formação que permita a configuração de um dos três perfis de egressos abaixo:
I - Professores e pesquisadores para o magistério do ensino superior e da educação básica no campo das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase na Sociologia e, em particular, na Sociologia Política;
II - Pesquisadores de alto nível, capacitados a elaboração e execução de pesquisa básica e aplicada na área de Sociologia Política;
III - Atuação profissional no setor público, em organizações não-governamentais e em empresas privadas.
Curriculum mínimo do Curso de Mestrado
04 Disciplinas Obrigatórias
01 Seminário de Pesquisa
03 Disciplinas Eletivas
03 Atividades Programadas
Pesquisas - Elaboração de dissertação
O curriculum mínimo do Curso de Doutorado
02 Disciplinas Obrigatórias
01 Seminário de Pesquisa
03 Disciplinas Eletivas
02 Atividades Programadas
Pesquisas - Elaboração de tese
ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO
O PPGSP oferece a possibilidade de Estágio acadêmico em nível de pós-doutoramento, com duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 5 (cinco) anos, respeitando-se as normativas das agências de concessão de bolsas (se for o caso), nas seguintes modalidades:
Modalidade I: candidatos a vagas de estágio pós-doutoral sem vínculo empregatício e com bolsa de estudos.
Modalidade II: profissionais (doutores) com atuação em Universidades públicas ou privadas, ou institutos de ensino e pesquisa, ou ainda, empresas para realização de estágio pós-doutoral (com ou sem bolsa).