Seja o profissional do futuro!

30, agosto de 2018

As constantes mudanças do mercado de trabalho e do mundo resultam em transformações no tipo de profissional que as empresas buscam. O conceito de profissional do futuro nada tem a ver com as profissões que estarão em alta daqui a alguns anos, e sim com as características dos profissionais da era.

Hoje, o mercado não busca apenas conhecimento técnico e formação acadêmica, o profissional tem que ir além. O comportamento, as habilidades e capacidades, os valores e a ética são grandes diferenciais na escolha de um colaborador.

Saiba quais características são essenciais para o profissional do futuro.

 

Autoconhecimento

O profissional do futuro é aquele que busca identificar seus pontos fortes e fracos, para assim conseguir melhorar e contribuir de forma positiva com a empresa em que trabalha.

Flexibilidade

O mercado sofre constantes mudanças e é importante que o profissional se adapte a elas. Novos desafios aparecem e a empresa exige que o funcionário consiga lidar com eles.

Agilidade/proatividade

Na era da tecnologia, a agilidade é fundamental no profissional do futuro. Isso gera diminuição do retrabalho e otimização dos processos. Junto com essa agilidade, espera-se que o profissional tome iniciativa, dê ideias, tente melhorar os processos de trabalho e contribuia com o desenvolvimento da empresa.

Criatividade/empreendedorismo

É o pensar diferente, a capacidade de inovar. Nem sempre empreender é sinônimo de abrir um novo negócio. Empreender é dar um novo sentido a algo e torná-lo melhor para o cliente. Sob a perspectiva de uma organização, seria a mudança de um processo ou de uma forma de trabalho que gere melhores resultados.

E qual é a diferença entre o profissional tradicional e o profissional do futuro?

O profissional tradicional é aquele que cumpre suas funções de forma linear. Faz o que lhe é solicitado. Já o profissional do futuro é aquele que influencia de forma positiva os outros. Busca formas de colaborar com a empresa e com os colegas de trabalho, sempre aprimorando suas habilidades e competências.

Whatsapp Link