UVV é destaque no ensino superior capixaba

15, abril de 2024

Um dos desafios para quem deseja iniciar sua jornada acadêmica é selecionar uma instituição de ensino superior de excelência. Na busca pela escolha ideal, é importante analisar uma série de critérios para descobrir qual é o lugar certo para você transformar sua carreira.

Um dos fatores iniciais que fazem uma universidade ser levada em consideração, além do corpo docente, infraestrutura e como ela é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), é as suas parcerias, relevância, internacionalização e empregabilidade. A Universidade Vila Velha (UVV) fortalece seu reconhecimento como instituição de destaque no Espírito Santo por suas premiações e colocação em rankings educacionais.

 

Destaque em rankings internacionais

A UVV reforça sua posição cada vez mais como uma das melhores universidades do Brasil e do mundo. Isso é comprovado pela sua forte presença em rankings e classificações internacionais.

Na última edição do Times Higher Education “Global Impact”, realizada em 2023, a UVV foi ranqueada pela 5ª vez consecutiva por ter um grande impacto social no enfrentamento das questões globais. Ele avalia uma série de critérios que as universidades estão seguindo de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), para atingir a Agenda 2030.

A UVV ainda marca presença no QS Latam, como uma das 100 universidades brasileiras com maior impacto. O ranking que avalia o ensino, pesquisa e extensão de universidades da América Latina e Caribe. Além disso, ela foi a 1ª do ES a entrar no ranking THE Latam, que classifica as melhores universidades da América Latina e Caribe, com base em 13 indicadores rigorosos do THE World University Rankings.

Em 2023, a UVV conquistou a 23ª posição no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE), sendo reconhecida como uma das instituições de ensino superior mais empreendedoras do Brasil. No ano seguinte, em 2024, ela foi consagrada como a Melhor Universidade Particular do Brasil pelo sétimo ano consecutivo. O MEC considerou, dentre os critérios de avaliação, resultados obtidos pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e pelo Índice Geral de Cursos (IGC), ambos realizados pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

QS Stars

UVV é classificada com nota máxima em Medicina, Aprendizado Online e Inclusão Social, além de ter conquistado 4 estrelas no QS Stars Ratings. Essa avaliação considerou aspectos, que incluem qualidade de ensino, a obtenção de acreditações, satisfação dos alunos, empregabilidade, entre outros fatores relevantes.

A Reitora Denise Endringer destaca os inúmeros benefícios que os candidatos obtêm ao escolher uma instituição classificada pelo QS Stars:

 “A UVV é destaque por sua reputação sólida, instalações de última geração e um corpo docente renomado, oferecendo aos alunos uma formação que equilibra teoria e prática, os preparando não apenas para sucesso acadêmico, mas também para destacada empregabilidade e contribuições para a sociedade e o mercado de trabalho”.

 

Referência no ensino superior capixaba

Em 2023, a instituição venceu o Marcas Ícones pela quinta vez, na categoria Ensino Superior. O evento, realizado pela Rede Vitória, reconhece as maiores marcas e empresas de diversos segmentos do mercado capixaba. Além disso, José Luiz Dantas, Presidente da Mantenedora, ganhou o prêmio Líder Empresarial na mesma categoria, em 2022 e em anos anteriores.

A UVV também foi a marca mais lembrada pelos capixabas no ramo acadêmico. Ao conquistar o primeiro lugar no Recall de Marcas da Rede Gazeta por quatro anos consecutivos, destacando sua posição como líder no ensino superior do Espírito Santo.

Pelo segundo ano, o curso de Medicina Veterinária foi reconhecido como o melhor do Espírito Santo pela Pet Fair, recebendo 46% dos votos em uma pesquisa realizada com 2.500 pessoas. O estudo utilizou a metodologia de recall, na qual cada participante indicou espontaneamente qual nome vinha à mente em cada uma das categorias listadas.

 

Parcerias estratégicas 

A UVV estabeleceu uma rede de parceiras estratégicas para promover uma experiência acadêmica e profissional de excelência aos alunos. Entre as aliadas estão instituições de renome, como a Sibe Business School, que proporciona uma troca cultural e linguística entre alunos brasileiros e alemães. As colaborações com empresas de tecnologia líderes como MicrosoftOracleIBM e Cisco permitem que os estudantes tenham acesso a tecnologias de ponta e desenvolvam habilidades essenciais para o mercado. Além disso, a UVV tem parcerias estratégicas com grandes empresas do setor industrial, como ValeArcelorMittal e Prysmian Group, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva na indústria e tecnologias relevantes.

 

Jornadas de sucesso

Ter egressos renomados reforça a excelência da instituição, mostrando a preparação dos alunos para desafios profissionais e seu potencial de desenvolvimento. Conhecer histórias de profissionais que construíram suas carreiras de sucesso pode te ajudar na hora de escolher sua universidade.

Esse é o caso de Ronaldo Cohin, egresso de Ciência da Computação, fundador do aplicativo Jade Austim, criado com o intuito de estimular as funções cognitivas de crianças e adolescentes com autismo, dislexia e TDAH. Atualmente, ele está presente em 180 países, fazendo a diferença na vida de 160.000 jovens.

O Jade Austim nasceu durante o Inovaweek, maior evento de empreendedorismo universitário do ES, conquistando o 1º lugar dentre todos os projetos participantes, em 2018. De lá pra cá, Ronaldo foi destaque em outras premiações, incluindo o prêmio de startup mais inovadora, na Gitex Future Stars 2020, em Dubai, e o desafio de Pitchs da Web Summit Rio. Em 2023, ele retorna ao campus como homenageado Doutor Honoris Causa.

A história de Carla Adriana também é destaque. A egressa de Enfermagem UVV conquistou o 1º lugar geral na EBSERH, considerado um dos maiores concursos públicos da área da saúde em todo país.

Apesar de ter concluído a graduação em 2011, o estudo sempre fez parte da trajetória da enfermeira. Além de ter realizado uma série de especializações, Carla possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Saúde Coletiva.

Desde 2016, ela é efetivada e contribui ativamente com a Enfermagem na Prefeitura Municipal de Fundão. Com o resultado da EBSERH, o próximo capítulo é aguardar sua convocação para direcionar toda sua paixão pela Enfermagem ao Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais (Hucam), em Vitória.

 

Descubra mais relatos inspiradores:

Com egressos em destaque, relevância de mercado e posicionamento em rankings de grande visibilidade internacional, a UVV se destaca como uma instituição que oferece requisitos essenciais para estimular sua carreira e alcançar o sucesso profissional.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link