MBA em Relações Corporativas

12 meses (360h)
Marco Antônio Estevão Machado Coordenador(a)

Descrição do curso

O MBA em Relações Corporativas oferece uma formação para profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em relacionamento institucional de empresas, organizações e entidades.

Durante o curso, o aluno aprenderá conhecimentos sobre gestão de crises, negociação, mediação de conflitos e construção de relações estratégicas com stakeholders internos e externos.

Com a pós-graduação, o profissional estará apto a desenvolver e implementar estratégias eficazes de comunicação e relações corporativas, elevando a reputação e competitividade da organização.

Público-alvo

Profissionais com formação superior em Comunicação, Marketing, Administração e Gestão, Direito, Psicologia, Ciências Contábeis e Econômicas, Sociologia, Ciências Políticas e cursos na área de TI.

Objetivos Profissionais

Os objetivos profissionais são focados no aprimoramento da gestão, comunicação e imagem corporativa, visando consolidar a reputação das organizações em um contexto globalizado. Ao buscar um MBA em Relações Corporativas, os interessados têm o intuito de se tornar líderes capacitados para gerenciar as relações institucionais e públicas, oferecendo soluções estratégicas e inovadoras para as empresas em que atuarem.

Horário de aulas 

Segundas-feiras, das 18h30 às 22h00 (online ao vivo)

Quartas-feiras, das 19h às 22h00 (presencial)

Regime semanal

Previsão de Inicio das Aulas: 05/05/2025

Política de desconto

Política de Descontos e Parcerias 2025/1

ATENÇÃO AOS PRAZOS PARA OBTENÇÃO DE DESCONTOS!

Informações

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato conosco:

  • Telefones: (27) 3421-2261 ou (27) 3421-2263
  • E-mail: dpg@uvv.br
Relações Corporativas 30h
Aspectos Jurídicos Empresariais 30h
Fundamentos de Economia Aplicada 30h
Técnicas de Negociação e Mediação 30h
Comunicação Estratégica e Diplomacia Corporativa 30h
Cultura Organizacional e Interculturalidade 30h
Estratégias Corporativas e Inteligência de Mercado 30h
Gestão de Stakeholders e Relações Institucionais 30h
Sustentabilidade e Ética Empresarial 30h
Laboratório de Negociação Simulada 30h
Estudos de Caso em Estratégias Corporativas 30h
Projeto Final Integrador 30h

Marco Antônio Estevão Machado

O Professor Marco Antônio Estevão Machado é General de Brigada da reserva do Exército Brasileiro, com mais de 40 anos de experiência em gestão estratégica, relações institucionais, liderança organizacional e cooperação internacional.

Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1989, possui Mestrado em Operações Militares (1997) e Mestrado em Ciências Militares (2005). Especializou-se em Direito Internacional dos Conflitos Armados (2015) pela Escola Superior de Guerra e em Relações Internacionais pelo Instituto Claretiano.

Ao longo de sua carreira, consolidou expertise em negociação, mediação de conflitos, gestão de crises e relacionamento com stakeholders globais, atuando em diversas missões de paz sob a égide da ONU:

  • Comandante de Companhia – UNAVEM III (Angola, 1996)
  • Observador Militar – UNMIN (Nepal, 2006)
  • Chefe da Seção de Planejamento – MINUSTAH (Haiti, 2010-2011)
  • Assessor do Exército – Missão Permanente do Brasil junto à ONU (Nova York, 2016-2017)
  • Chefe do Estado-Maior – UNMISS (Sudão do Sul, 2022-2023)

Nessas funções, foi responsável por articular estratégias de cooperação internacional, facilitar o diálogo entre organismos multilaterais e liderar a construção de soluções para contextos complexos e sensíveis.

Liderança e Gestão Estratégica

Como Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) entre 2018 e 2019, liderou a capacitação de militares, policiais e civis para missões de paz e ações humanitárias internacionais sob mandato da ONU. Durante sua gestão:

  • Fortaleceu a integração entre Forças Armadas, organismos internacionais e instituições civis, aprimorando programas de formação e cooperação interinstitucional.
  • Desenvolveu estratégias para otimizar a comunicação, a negociação e a tomada de decisão em cenários de alta complexidade.

Atuação Acadêmica e Coordenação de Pós-Graduação

Regularmente convidado para proferir aulas e palestras em diversos estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro e instituições civis, compartilha sua vasta experiência em gestão estratégica, relações internacionais, segurança e mediação de conflitos. Sua atuação acadêmica abrange temas como negociação, gestão de crises e liderança organizacional, contribuindo para a formação de profissionais que atuam em ambientes complexos e desafiadores.

Como Coordenador do MBA em Relações Corporativas, sua missão é capacitar profissionais para atuar na construção de relacionamentos institucionais sólidos, na negociação eficaz com stakeholders e na formulação de estratégias organizacionais inovadoras.