Especialização em Auditoria em Saúde

A Pós-Graduação em Auditoria em Saúde da UVV oferece uma visão ampla sobre a evolução histórica das políticas públicas em saúde. Com isso, promove a formação de profissionais com capacidade ampla de promover análises sobre boas práticas de gestão nesta área. 

A grade curricular aborda todos os conceitos necessários para a construção de um conhecimento técnico assertivo, que garanta a qualidade dos processos e a otimização do desempenho operacional em auditoria, tanto em âmbito público quanto privado. 

Ao final da Pós-Graduação em Auditoria em Saúde da UVV, o profissional estará habilitado para planejar, criar metas, identificar erros operacionais, liderar processos e propor estratégias. 

O estudante de Pós-Graduação da Universidade Vila Velha tem à disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo.  

O campus possui laboratórios supertecnológicos, salas de aula projetadas para intensificar a experiência acadêmica e várias possibilidades de networking. A biblioteca detém o maior acervo bibliográfico do Estado, além de cabines dedicadas exclusivamente a momentos de estudo.  

O corpo docente é formado por profissionais com longa experiência de mercado e influência dentro e fora do ambiente universitário. Com tudo isso, o aluno transforma-se num verdadeiro especialista em administração de instituições de saúde.  

A Universidade Vila Velha é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e primeira capixaba entre as melhores do mundo. Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão. 

Fornecer uma visão ampla da evolução histórica das políticas públicas em saúde, promover a análise das boas práticas de gestão, e dotar os profissionais de conhecimento técnico dos instrumentos de planejamento existentes para garantia da qualidade dos processos e otimização do desempenho operacional em auditoria, tanto na área pública quanto privada.

Objetivos Específicos

  • Conhecer a evolução histórica da política pública de saúde no Brasil;
  • Aplicar as boas práticas de gestão e conhecer as ferramentas para execução dos processos de auditoria em saúde;
  • Dotar os profissionais de habilidade e capacidade operacional para o desempenho das ações de auditoria no sistema público e privado de saúde;
  • Proporcionar compreensão da auditoria como instrumento de prevenção e orientação, e não punitivo;
  • Identificar pontos críticos nas instituições de saúde que alinhem custos aos recursos existentes e promovam melhorias na qualidade dos serviços prestados.

Profissionais com curso superior que já atuam na área da Auditoria ou tenham interesse em se especializar no assunto, sejam médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, advogados, administradores, contadores, economistas, gestores públicos ou privados, dentre outros.

UVV – Boa Vista
As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sextas-feiras das 19h às 22h30min e sábados de 8h as 16h. Aulas às segundas,terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 420 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 366 h/a presenciais
  • Pelo menos 54 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

Tânia Mara Ribeiro

Titulação: Mestre em Saúde Coletiva, Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996).

Experiência: Professora titular da disciplina Saúde da Família na Faculdade Novo Milênio. Professora de Pós-Graduação da Faculdade PIO XII e FAESA na disciplina Políticas Públicas de Saúde e Atenção Primária à Saúde. Trabalha na Secretaria de Estado da Saúde.

Wallace Cazelli

Titulação: Cirurgião-dentista, graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1985), Mestre em Engenharia de Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Tecnológico da UFES, especialista em Auditoria de Saúde.

Experiência: Docente em Saúde Coletiva, Auditoria em Saúde, Avaliação em Saúde, Gestão da qualidade em Atenção Primária à Saúde e Gestão Pública de Saúde. Tutor EAD.

Lúcia Helena Sagrillo

Titulação: Bacharelado em Estatística (UFES, 2001) e Mestrado em Engenharia Ambiental (UFES, 2005).

Experiência: Profissional da área Probabilidade e Estatística, com ênfase em educação, elaboração de planejamentos amostrais, análise de dados, aplicação e análise de pesquisas de opinião pública/eleitoral, pesquisas de mercado e pesquisas de marketing.

Alexsandro Vimercati

Titulação: Especiazação em Regulação e Auditoria em Saúde pela Emescam (2018). Especialização em Sistemas do Ministério da Saúde (2000 – 2017). Auxiliar de Enfermagem e Analista de Sistemas. Também graduado em Direito pela FCB, Colatina.

Experiência: Atuou no Hospital Madre Regina Prottmann como analista de sistemas de saúde, e nas Secretarias Municipais de Saúde de Irupi, Iúna e São Roque do Canaã. Gerente de Regulação e Auditoria da Prefeitura Municipal de Aracruz.

Gilton Almada

Titulação: Doutorando em Doenças infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1986), Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), Especialização em Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (1998), Especialização em Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas (2004) e Especialização em Emergência em Saúde Pública pelo Hospital Sírio Libanês – São Paulo.

Experiência: Atuação na área de gestão e vigilância em saúde pública. Além de experiência como Coordenador de curso de medicina veterinária por 13 anos, e professor há 20 anos. Experiência internacional, como parte da equipe da GOARN (OMS). Na área da saúde pública atuou principalmente nos temas: gestão, vigilância em saúde, investigação de surtos, análise epidemiológica, capacitação de equipes de vigilância em saúde e respostas as emergências em saúde pública. Atualmente é servidor efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo – Gerência de Vigilância em Saúde, no Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (CIEVS). Atualmente sou professor dos cursos de Medicina e Medicina veterinária em disciplinas ligadas a Vigilância em saúde, Epidemiologia e Fisiologia.

Márcia Portugal

Titulação: Graduada em Farmácia-Bioquímica, com Mestrado em Saúde Coletiva pela Ufes (2010). Especialização em Saúde Pública e Auditoria no SUS.

Experiência: Profissional da Secretaria Estadual de Saúde. Atua na Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde Pública, Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria no SUS, Gestão de Sistemas e de Serviços de Saúde, Política e Administração de Medicamentos, Planejamento e Informação em Saúde, Economia da Saúde e Financiamento do SUS. Colaboradora voluntaria do Ministério da Saúde para a formulação de políticas na área de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria. Atua como professora em diversas instituições de ensino superior, ministando aulas em disciplinas relativas à gestão da saúde pública e saúde coletiva, com ênfase em Saúde da Família.

 Sandra Magevski

Titulação: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), especialização em Gestão das Finanças Públicas pelo Fundação de Assistência e Educação (2005) e especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública(1992).

Experiência: Atualmente é Gerente de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

 Alfredo Alcure

Titulação: Mestre Administração pela Fucape (2019). Especialização em Processo pela Unamaz (2009). Graduado em Direito pela FDV (2005).

Experiência: Atualmente é Professor e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo – TCEES. Atuou como Procurador Municipal da Prefeitura de Guarapari. Experiência em Direito e Auditoria, com ênfase na área pública.

Claudiano Tiburcio

Titulação: Possui graduação em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2002), Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Especialização em Regulação, Controle e Avaliação, Monitoramento e Auditoria em Saúde pelas Faculdades Associadas do Espírito Santo – FAESA.

Experiência: Atuação na área de gestão de serviços públicos de saúde no âmbito municipal.

Maristela Zamborlini

Titulação: Pós-graduada em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2005) e em Regulação em Saúde pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Graduada em Administração de Empresas (1987) pela Faculdade Espírito Santense de Administração e Direito (2011) pela Associação Educacional de Vitória.

Experiência: Administradora Hospitalar, servidora pública da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Espírito Santo. Exerceu os cargos de Chefe da Coordenadoria de Programação e Orçamentação (CPO). Coordenadoria de Controle e Avaliação (CCA). Superintendente de Ações de Saúde (SAS). Gerente Estratégica de Regulação Assistencial. Compôs a equipe técnica da Gerência de Gestão Hospitalar (GGH) e a Gerência de Assistência Ambulatorial Especializada (GAAE). Exerce atividades na Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação (SUBGEST).

Leonardo Mafra

Titulação: Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994).

Experiência: Atuação na área de Contabilidade Pública, Auditoria e Perícia Contábil. Professor de graduação e pós-graduação: Contabilidade Pública e Auditoria Governamental, Perícia Contábil. 

Aloísio Calve

Titulação: Mestre em Administração de Empresas pela Fucape (2011). Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo (2004). Graduado em Administração de Empresas pela Faesa (2006).

Experiência: Tem experiência profissional na Gestão da Saúde pública e privada, atuação na Associação Evangélica Beneficente Espírito-santense por 11 anos, na Gestão Administrativa e Financeiro, desenvolvendo e implantando projetos de melhorias na gestão. Atuação na Secretaria Estadual de Saúde por 03 anos, com Subsecretario Administrativo e Financeiro e também com Gestor de Unidade Hospitalar de Saúde Pública. Atualmente atua no Instituto Meridional como Gerente de Unidade de Saúde. É docente das disciplinas de Administração Geral, Matemática Financeira, Administração de Custos, Administração Financeira e orçamentária e Governança Corporativa no curso de Administração da FAESA.

Sheila Cruz

Titulação: Doutoranda em Saúde Coletiva na UFES. Mestre em Saúde Coletiva/UFES-PPGASC. Especialista em Gestão em Atenção à Saúde pelo Instituto Ensino do Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral – São Paulo/SP. Especialista em Saúde da Família pela UERJ. Especialista em Enfermagem em Home Care UFF-RJ. Especialista em Formação Pedagógica na área de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ/UFES. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Severino Sombra/RJ (1998).

Experiência: Gerente da Escola Técnica do SUS em Vitória/ES. Mediadora Institucional da Maternidade Santa Casa – Unidade Promatre e HUCAM no Projeto APICEON do Ministério da Saúde/UFMG. Tutora EAD do Curso Especialização em ESF da UNASUS – UERJ, Facilitadora em Processos Educacionais na Saúde – Metodologias ativas pelo Hosp. Sírio Libanês. Professora do Curso de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Saúde Coletiva da EMESCAM. Membro do Núcleo de Pesquisa em Politica, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva da UFES (NUPGASC). Representante da Região Sudeste da Redes de Escolas Técnicas do SUS – RETSUS – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Membro da Câmara Técnica da APS/Educação Permanente em Saúde do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo – COSEMSES. Atua principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação na Saúde Coletiva integrando a informática na Atenção à Saúde, Políticas de Saúde, Gestão e Avaliação em Saúde, Atenção Primária a Saúde, Assistência Domiciliária/Home Care, Legislação em Enfermagem, Tecnologia em saúde, Formação Superior. Tem experiência em Gestão Pública, Saúde Coletiva, Estratégia de Saúde da Família, Gestão em Atenção à Saúde, Análises de Processos Institucionais e Docência.

Carlos Eduardo Viana

Titulação: Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (1985). Pós graduado em Programação e Gerência de Sistemas de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP/FIOCRUZ. Pós graduado em Controle Interno e Externo na Administração Pública, pela Universidade Federal do Piauí.

Experiência: Atuação na área de Educação, com ênfase em Auditoria no SUS. Docente de Pós Graduação Lato Sensu da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Como Técnico do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS, atua na área de Auditoria desde 1989.

Vanderlei Moya

Titulação: Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP (1982). Especialista em Gestão de Atenção à Saúde e Especialista em Homeopatia pela AMB.

Experiência: Atua na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo onde exerce atividade na área de administração e gestão pública, ocupando o cargo de Diretor Técnico de Departamento de Saúde do Grupo Normativo de Controle e Auditoria em Saúde, SES/SP, desde junho de 2008 – Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência na área de Administração Pública com ênfase em regulação e auditoria em saúde e de Medicina, com ênfase em Pediatria. Participa de cursos de pós graduação como professor convidado na área de auditoria assistencial no Sistema Único de Saúde. Membro da Comissão Científica do Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar.

Marília Louvison

Titulação: Médica Sanitarista com residencia em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, Mestre e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Experiência: Professora Doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Conselheira da ABRASCO e da Associação Paulista de Saúde Pública. Tem experiência na área de gestão de sistemas e serviços de saúde do SUS. Pesquisadora e Professora no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão e Epidemiologia de Serviços, atuando principalmente na área de políticas públicas, envelhecimento e condições crônicas; Regulação e avaliação de sistemas de saúde; e Regionalização e regulação das redes de atenção no SUS.

Daniel Perinni

Titulação: MBA em Enfermagem em Emergências pela São Camilo (2008). MBA em Urgência e Emergência pela Emescam (2007). Graduação em Enfermagem pela Faculdade Novo Milênio (2005).

Experiência: Enfermeiro Assistencial da Clinica de Acidentados de vitória, Professor do São Camilo e Auditor de contas médicas Hispitalar da SM Saúde Ltda.

Karina Uchôa

Titulação: Aluna do Programa de Doutorado em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina. Aluna do Programa de Mestrado de Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo – PPGFIL/UFES. Pesquisadora da Rede Estrado – Rede Latino Americana de Estudos sobre Trabalho Docente. Pós- Graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil (Cândido Mendes). Pós- Graduada em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós- Graduada em Docência do Ensino Superior (FIC/MG).

Experiência: Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades Unificadas Doctum em Guarapari/ES (2010/2011). Coordenadora do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica do Curso de Direito das Faculdades Unificadas Doctum em Guarapari/ES (2008/2011) Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação das Faculdades Unificadas Doctum – Campus Guarapari de 2007 a set/2009, reconhecendo junto ao MEC os cursos de Direito e Pedagogia/Normal Superior. Experiência na área da Docência do Direito (2005/atual), com ênfase em Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia, Ciência Política, Ética Geral e Profissional, Direito Civil (Parte Geral, Contratos, Família, Sucessões), Direito do Consumidor, Sociologia (Geral e Jurídica), Teoria Geral do Processo, História do Direito e Metodologia da Pesquisa Científica.

Gustavo De Muner

Titulação: Mestre em Ciência Jurídica pela Universidad Internacional de Andalucía – UNIA; Especialista em Gestão Empresarial pela Multivix; com cursos em Gerenciamento de Projetos e Sustentabilidade aplicada aos Negócios pela FGV, e Modelo de Excelência da Gestão e Instrumento de Avaliação das Organizações rumo à Excelência – Programa Compete-ES; Graduação em Direito pela Faesa.

Experiência: Professor da disciplina Metodologia de Pesquisa no curso de Regulação e Auditoria em Saúde da Emescam. Professor de Gestão Ambiental na Uniasselvi e Fabra. Atuação como Analista de Projetos do Espírito Santo em Ação e experiência na área de relacionamento institucional e gestão empresarial.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 20XR$:650,00 *Inscrições e Pagamentos feitos até dia 30.11.19: 15% de desconto nas parcelas do curso. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.12.19 e 10.01.20: 8% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • Políticas Públicas de Saúde no Brasil

    12 H

  • Organização da Atenção à Saúde: Rede de Atenção à Saúde com ênfase na APS

    12 H

  • Bioestatística

    12 H

  • Sistemas de Informação em Saúde aplicado à Auditoria

    12 H

  • Vigilância em Saúde

    24 H

  • Planejamento Estratégico e Instrumentos de Gestão em Saúde

    36 H

  • Gestão Orçamentária e Financeira em Saúde

    12 H

  • Judicialização da Saúde

    12 H

  • Controle e Avaliação Assistencial

    12 H

  • Contratualização em Saúde

    12 H

  • Economia da Saúde e Financiamento do SUS

    24 H

  • Administração Hospitalar

    12 H

  • Regulação do Sistema de Saúde

    24 H

  • Monitoramento e Avaliação

    12 H

  • Auditoria dos Recursos Financeiros

    24 H

  • Planejamento e Processos de Trabalho de Auditorias

    12 H

  • Auditoria das Ações e Serviços de Saúde

    24 H

  • Auditoria Clínica e da Qualidade em Saúde

    12 H

  • Auditoria em Saúde Suplementar

    24 H

  • Ética e Compliance na Saúde

    12 H

  • Metodologia de Pesquisa

    12 H

  • Seminários

    12 H

  • Visita Técnica

    06 H

COORDENADOR(A)

Gustavo Oliveira Demuner

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidad Internacional de Andalucía – UNIA; Especialista em Gestão Empresarial pela Multivix; com cursos em Gerenciamento de Projetos e Sustentabilidade aplicada aos Negócios pela FGV, e Modelo de Excelência da Gestão e Instrumento de Avaliação das Organizações rumo à Excelência – Programa Compete-ES; Graduação em Direito pela Faesa.

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