Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva

Visando a formação de profissionais aptos para atuar como enfermeiros especializados em Terapia Intensiva o curso propõem-se assegurar ao pós-graduado além do domínio técnico e científico, o desenvolvimento expressivo do profissional caracterizado pela capacidade de elaboração de críticas de sua prática; o refinamento do julgamento clínico, para que possa identificar as possíveis demandas de cuidar frente ao paciente crítico propondo intervenções de enfermagem específicas para o atendimento das demandas de cuidar. Permitir o desempenho eficaz do papel de gestor, assegurando o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais da equipe de enfermagem; capacitando o profissional a propor novas tecnologias, atendendo as prerrogativas do cuidado intensivo frente ao paciente crítico. Habilitá-lo no desenvolvimento do pensamento globalizado, com implicações práticas e torná-lo criativo no desenvolvimento de suas potencialidades, incorporando valores e comportamentos éticos.

O curso tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros que atuam ou desejam atuar nas Unidades de Terapia Intensiva, promovendo a melhoria da assistência de enfermagem prestada ao paciente crítico.

Objetivos Específicos

Formar profissionais competentes e reflexivos, que ao final do curso sejam capazes de:

  • Atuar no ensino, pesquisa e assistência relacionados à área de enfermagem em cuidado intensivo;
  • Realizar uma análise crítica sobre os aspectos administrativos e gerenciais relacionados à Unidade de Terapia Intensiva;
  • Desempenhar os aspectos expressivos e atitudinais inerentes da profissão com base no corpo de conhecimento próprio da enfermagem em cuidados intensivos;
  • Atuar profissionalmente atendendo as novas expectativas e exigência do mercado de trabalho;
  • Aperfeiçoar o julgamento clínico auxiliando na construção do saber relacionado ao campo do cuidado intensivo, possibilitando a prestação sistematizada da assistência de enfermagem ao paciente grave.

Profissionais de Enfermagem que atuam ou pretendam atuar em Serviços de Terapia Intensiva e demais áreas hospitalares.

UVV – Boa Vista

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h30  e 12h30 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 30 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 369 h/a e duração de até 18 (dezoito) meses, sendo:

  • 360 h/a presenciais e 09 horas destinadas as visitas técnicas

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2020.

KATIANA ERLER RODRIGUES

Titulação: Mestre em administração pela Fucape, Especialista em Recursos humanos, MBA em psicopedagogia institucional, Auditora ONA (Organização Nacional de Acreditação) Especialista em Gerenciamento de Projetos, enfermeira pela Faculdade Novo Milênio.

Experiência: Diretora Geral do Hospital Estadual Dr. Dório Silva, docente dos cursos de Enfermagem e Medicina na Multivix.2015 até o momento.

MARCOS VINÍCIUS ALTOÉ VESCOVI

Titulação: Mestre em Química com ênfase em fisiologia cardíaca/Química analítica pela Universidade Federal do Espirito Santo 2016, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein 2012, Fisioterapeuta pela faculdade Estácio de Sá. Vitória ES 2012.

Experiência: Docente no Instituto de Ensino Superior e formação Avançada de Vitória, IESFVI, disciplinas: Fisoterapia em Terapía Intensiva. Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rita de Cassia, Vitoria ES, Fisioterapeuta do Hospital Meridional, Vitória/ES.

ADRIANA SOARES

Titulação: Mestre em Materno Infantil UFF 2016, Especialista em emergência pelo Centro Universitário São Camilo 2012, graduada em Enfermagem Faculdade Novo Milênio Vila Velha ES 2010.

Experiência: Coordenador  Assistencial de unidades admisnitrativas do Hospital Louis Pasteur Rio de Janeiro, docente do departamento de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

ROSIALDO ALMEIDA LOBATO

Titulação: MBA em Gestão e Auditoria em Sistema de Saúde (IPOG 2015), Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (FIOCRUZ 2015), Especialista em Gestão de Emergência (Hospital Sírio Libanês, 2014), Especialista em Terapia Intensiva (ESAMAZ 2010) e Graduado em Enfermagem ESAMAZ 2009).

Experiência: Diretor Assistencial do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência em vitoria ES de 2012 até o momento, Gerente assistencial de Enfermagem do Hospital Metropolita no PARÁ, BRASIL, Coordenador de enfermagem do hospital de Urgência e Emergência de Ananindeua, Pará, Brasil.

CINDY MEDICE TOSCANO ROZETTI

Titulação: Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espirito Santo ES 2019, Titulo: Efeitos cardiovasculares da sobrecarga de cobre, Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espirito Santo ES 2015, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Espirito Santo ES 2013.

Experiência: Docente do departamento de Enfermagem do Centro Universitário FAESA 2019, Docente do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espirito Santo 2015 até o momento, Docente e orientadora de Trabalho de conclusão de cursos pelo Centro Universitário São Camilo 2015 até o momento e Supervisora Assistencial do Hospital Estadual de Urgência e Emergência Vitória/ES.

DANIEL PERINNI DE SOUZA

Titulação: Mestrando em Saúde Coletiva pela Institute of Tecnology Education e Health; Especialista em Nefrologia pela Faculdade São Camilo 2008, Especialista em Urgência e Emergência pela Emescam 2007; graduada em Enfermagem – Obstetrícia pela Fundação Novo Milênio 2005.

Experiência: Coordenador  Assistencial Hospital Estadual de Urgência e Emergência, incluindo as unidades de Centro Cirúrgico, Urgência e Emergência e Unidades ambulatoriais, Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, lecionando nos curos de graduação em Enfermagem e Pós Graduação em Terapia Intensiva e Urgência a Emergência e Orientação de Trabalha de Conclusão de curso. Gerente Assistencial do Hospital Estadual de Urgência e Emergência de 2011 a 2015, Docente do departamento de Enfermagem da Emescam 2013 até o momento.

DIOGO MAGELA RODRIGUES DE SOUZA

Titulação: Especialista em Urgência e Emergência, Instituto AVM 2016, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Instituto EASES 2015, graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Univix 2009.

Experiência: Coordenador  Assistencial Hospital Estadual de Urgência e Emergência, das Unidades de Terapia Intensiva, Enfermeiro Assistencial da Unidade de Urgência e Emergência da Unimed Vitória. ES, Docente do curso de pós graduação em Terapia Intensiva do Centro Universitário São Camilo ES.

IVENS GUIMARÃES SOARES

Titulação: Especialista em Terapia Intensiva pelo Instituto de Ensino no Hospital Israelita Albert Einstein 2017, graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo em 2012.

Experiência: Coordenador  Assistencial Hospital Estadual de Urgência e Emergência, das Unidades de Terapia Intensiva, Enfermeiro Assistencial serviço de Reabilitação Vidamed care, Docente do departamento de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo até o momento, Responsabilidade técnica pela centro de medicina nuclear no Vitoria Apart Hospital.

MÁRCIA PORTUGAL

Titulação: Mestrado em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espirito Santo, UFES, Especialização em Auditoria no SUS. (Carga Horária: 480h). Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil. Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços (Carga Horária: 440h). Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES, Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto UNAERP/MG. Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do ES – FAFABES.

 MARIA LEDA OLIVEIRA DE MUNER

Doutoranda em Educação pela Universidade de Sevilla Espanha; Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa MG; Especialista em Supervisão Educacional pela Associação Salgado Oliveira de Educação e Cultura RJ; Especialização  de Educação Continuada em Avaliação Institucional, pela IESB – Universidade de Brasilia; Graduação em Pedagogia pela FACIASC – Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração em Linhares ES.

KARINA ANGÉLICA UCHÔA

Titulação: Mestrado em andamento em Filosofia (Conceito CAPES 3). Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. Especialização em Filosofia e Psicanálise. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. Especialização em Docência do ensino superior. (Carga Horária: 384h). Faculdade Integradas Caratinga, FIC, Brasil. Especialização em Direito Processual Civil e Direito Civil. (Carga Horária: 360h). Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. Graduação em Direito. Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 +22 Parcelas de R$ 550,00 *Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.07.2020 e 30.07.2020: 10% de desconto nas parcelas do curso. Inscrições e pagamentos feitos entre 01 e 31.08.2020: 7,5% de desconto nas parcelas do curso. *Desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. *Desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento dos boletos.

Matriz curricular

  • DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO PACIENTE CRÍTICO

    12 H

  • CHOQUE E MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA

    24 H

  • PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS CARDÍACAS

    12 H

  • ÉTICA, BIOÉTICA E HUMANIZAÇÃO EM UTI

    24 H

  • CUIDADOS PALIATIVOS EM UTI

    12 H

  • ELETROCARDIOGRAMA

    12 H

  • GESTÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

    12 H

  • SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UTI

    24 H

  • GRANDE QUEIMADO EM UTI

    12 H

  • FARMACOLOGIA EM UTI

    24 H

  • ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA MECÂNICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

    24 H

  • CAPTAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

    12 H

  • ATENDIMENTO AO POLITRAUMATIZADO

    24 H

  • INSUFICIÊNCIA RENAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

    24 H

  • NEUROINTENSIVISMO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

    12 H

  • INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

    12 H

  • REANIMAÇÃO CARDIO-PULMONAR

    12 H

  • AUDITORIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

    12 H

  • NQSP NUCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE EM UTI

    24 H

  • SEMINÁRIO

    12 H

  • VISITAS TÉCNICAS

    09 H

  • METODOLOGIA DE PESQUISA

    24 H

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.