Tecnologias da Cognição e Aprendizagem Ativa na Escola

O curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Cognição e Aprendizagem Ativa na Escola da UVV transforma educadores em profissionais especialistas nas técnicas e processos que favorecem a aprendizagem, por meio do uso de recursos tecnológicos durante o ato de ensinar.

A grade curricular proposta pela Universidade Vila Velha apresenta e familiariza o aluno às tecnologias facilitadoras do processo educacional e mostra como torná-las instrumentos estimulantes e facilitadores para a transmissão do conhecimento.

O aluno de Pós-Graduação da UVV tem à sua disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo, em um campus com laboratórios de alta tecnologia, salas de aula projetadas visando a experiência do estudante, biblioteca com o maior acervo bibliográfico do Estado e inúmeras possibilidades de networking.

A UVV é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e única capixaba entre as melhores do mundo. Cerca de 87% do corpo docente da instituição são Mestres, Doutores e Pós-Doutores.

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Capacitar educadores como especialistas em métodos e técnicas de aprendizagem ativa e no uso pedagógico das tecnologias da cognição.

  1. capacitar os participantes como especialistas em métodos e técnicas de aprendizagem ativa e no uso das tecnologias da cognição, de modo que possam aplicar esse conhecimento na escola;
  2. capacitar os participantes como especialistas no uso pedagógico da tecnologia digital na escola;
  3. capacitar os participantes para criarem, sob a orientação de professores do curso, propostas de aplicação das tecnologias da cognição e da aprendizagem ativa nas suas respectivas áreas de atuação docente

O curso destina-se a profissionais graduados nas diversas áreas de conhecimento, com atuação ou interesse na docência na educação básica, fluentes no uso de recursos digitais básicos e da internet (editores de texto, planilha, e-mail, buscas, upload/download, etc.), a fim de que possam usar a tecnologia digital na mediação da aprendizagem ativa, na ampliação do potencial cognitivo dos aprendizes e no aproveitamento e na produção de conteúdos digitais.

O participante precisa dedicar, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo, ter acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico e navegação na web, em nível de usuário, dispor de computador com acesso em banda larga à internet, sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux, placa de som, caixas de áudio ou fone de ouvido e microfone.

UVV – Boa Vista

Horário:  Sábado das 8h às 11:20h e de 12:20h às 16h.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 40 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

4. O curso tem 420 h/a e duração de até 22 (vinte e dois) meses, sendo:

  • 360 h/a presenciais
  • Pelo menos 60 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.

Mais informações pelo telefone 27 – 34212110

PREVISÃO DE INÍCIO: Agosto/Setembro de 2019.

Ana Paula Patrocinio Holzmeister

Graduada em PEDAGOGIA – Faculdades Integradas São Pedro (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e doutorado em  Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atua como coordenadora do curso de Pedagogia e professora universitária da Universidade de Vila Velha, professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória. Desenvolve pesquisas na área de Currículo, Infância, Linguagem e Formação Docente na perspectiva da filosofia da diferença.

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/6739797934786779 .

Crediné Silva de Menezes

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e realizou pósdoutoramento no Programa de Doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2004-2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação sendo o atual coordenador do Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia “modalidade a distância”. Atua como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Espírito Santo e como coorientador nos Programas de Doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e de Doutorado em Informática na Universidade Federal do Amazonas (PPGI-UFAM) . Tem experiência na área de Ciência da Computação – Inteligência Artificial, com ênfase no uso de Sistemas Inteligentes para apoiar o trabalho e a aprendizagem cooperativas mediados por Ambientes Virtuais e na Formação de Professores para o Uso de Tecnologias Digitais. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes inteligentes para apoio à aprendizagem, computadores e educação, internet e educação, objetos digitais para aprendizagem interacionista, arquiteturas pedagógicas, formação de professores para uso pedagógico das Tecnologias Digitais e e Educação a Distância mediada pela Internet.

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5454484334693909 .

Heraclito Amancio Pereira Junior

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Gestão Internacional pela Steinbeis School of Management Berlin Alemanha. Atua como professor de Ensino Superior desde 1987, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação Lato Sensu, ministrando disciplinas nas áreas de Computação, Informática, Administração de Sistemas, Gerenciamento de Projetos, Auditoria e Gestão Pública. Trabalhou na Iniciativa Privada de 1978 a 1994 e na Área Pública de 1995 a abril de 2013, sempre na área de Tecnologia da Informação, Gestão e Auditoria.

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5111392343547992

Orivaldo de Lira Tavares

Doutor em Informática (1990) e Mestre em Informática (1984) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Tecnólogo em Processamento de Dados (1976), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aposentado como Professor Titular, da Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente atua como Professor Voluntário no LIEd/PPGI/UFES (Lab. de Informática na Educação) e é colaborador do PPGI/UFES (Programa de Pós-

Graduação em Informática/UFES). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, informática na educação, educação a distância, ambiente de aprendizagem cooperativa, inteligência artificial e processamento de textos (tradução automatizada e recuperação de informação), linguagens de programação, processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores. É avaliador de cursos e instituições, cadastrado no BASis (Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Realizou PósDoutorado (2012) na FACED/UFRGS no projeto de pesquisa Arquiteturas Pedagógicas no Ensino Superior (ArqPEnSe). Lidera o grupo de pesquisa; Ambientes Inteligentes para Apoio à Cognição; (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1395639977742624).

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5998785809434157 .

Ricardo Mendes Costa Segundo

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor Titular da Universidade de Vila Velha e Coordenador do Laboratório de Aplicações Web e Realidade Virtual, trabalhando com projetos de pesquisa e inovação na área de Sistemas Multimídia Convergentes e Realidade Virtual.

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/8301684339151262 .

Saulo Pereira Ribeiro

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor doutor da Universidade Vila Velha – UVV e atua também como coordenador de tecnologias do EAD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Desenvolvimento de Jogos, Processamento de Imagem, Estruturas de Dados, Linguagens Formais e Autômatos, Compiladores, atuando principalmente nos seguintes temas: computer graphics: visualização volumétrica em CPU e GPU, Jogos, VR e AR.

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/1776178350383685 .

Susilea Abreu dos Santos Lima

Mestre em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Tem experiência no mercado de fábrica de software, atuando em comandos de equipe, testes de sistemas, gestão de projetos e análise de sistemas. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação na Universidade Vila Velha.

Link do Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/7012661926148159

Duração: 22 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 24 x R$: 350,00 *Inscrições e Pagamentos feitos até dia 30/06: 15% desconto. Inscrições e Pagamentos feitos entre 01.07 e 10.08: 7,5% de desconto. * desconto não cumulativo com outros descontos que a instituição concede. * desconto válido para pagamentos efetuados até a data de vencimento do boleto.

Matriz curricular

  • APRENDIZAGEM ATIVA

    32 H

  • METODOLOGIA DE PESQUISA

    24 H

  • ECOLOGIA COGNITIVA

    32 H

  • ESTRUTURAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

    32 H

  • JOGOS E MUNDOS VIRTUAIS APLICADOS À APRENDIZAGEM

    16 H

  • MAPAS CONCEITUAIS PARA SUPORTE À COGNIÇÃO

    16 H

  • RECURSOS DIGITAIS NA ESCOLA

    32 H

  • CONSTRUÇÃO DE ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS

    32 H

  • TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA E PRÁTICAS POSITIVAS

    32 H

  • PROJETO DE APRENDIZAGEM I

    24 H

  • PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

    32 H

  • PRÁTICA DOCENTE: COMO PODE VIR A SER

    32 H

  • PROJETO DE APRENDIZAGEM II

    24 H

COORDENADOR(A)

Orivaldo de Lira Tavares

Doutor em Informática (1990) e Mestre em Informática (1984) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Tecnólogo em Processamento de Dados (1976), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aposentado como Professor Titular, da Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente atua como Professor Voluntário no LIEd/PPGI/UFES (Lab. de Informática na Educação) e é membro permanente do PPGI/UFES (Programa de Pós-Graduação em Informática/UFES). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Informática na Educação.


Pós-Doutorado (2012) na FACED/UFRGS, no projeto de pesquisa Arquiteturas Pedagógicas no Ensino Superior (ArqPEnSe). Coordena na UFES o Projeto de Pesquisa Multi-institucional (UNICAMP-UFES-UFAL); Tecnologias Assistivas para a Síntese, Tradução e Reconhecimento da Língua de Sinais Brasileira. Lidera o grupo de pesquisa Ambientes Inteligentes para Apoio à Cognição.

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Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.