Egresso de Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha (UVV) vence o Festival de Cinema de Vassouras 2023, na categoria de melhor filme como acessibilidade. O evento aconteceu entre os dias 16 a 24 de junho, no Rio de Janeiro.
O Kikazaru, produzido pelo cineasta Matheus Cabral, começou através do Projeto de Conclusão de Curso, o TCC. Inspirado pelos seus pais, que são deficientes auditivos, ele acompanhou desde a infância a dificuldade da mãe em atividades cotidianas, como, por exemplo, assistir televisão.
“Para a gente que escuta, não sentimos tanta diferença, mas é comum a televisão está mostrar uma coisa e a legenda outra. Por exemplo, quando estamos vendo o jornal, está passando uma notícia de esporte e a legenda está mostrando a notícia anterior” disse Matheus Cabral.
Por causa dessa instabilidade, ele estava decidido a fazer uma crítica em sua monografia, que acabou virando um curta-metragem. O filme, gravado durante a pandemia, acompanha a rotina matinal de uma mãe realizando tarefas do dia a dia, como: cozinhar ou assistir televisão.
A produção é dividida em dois ciclos. A sequência inicia em um ritmo estável onde é possível acompanhar a legenda, mas ao decorrer que as imagens passam, ele fica mais acelerado e a escrita passa a ter atrasos e erros de português. Esse ruído na comunicação é provocado para que o telespectador reflita acerca das dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos no audiovisual.
Além do Festival de Cinema de Vassouras, Matheus Cabral foi contemplado com outras premiações.
- Filme Vencedor: Melhor Montagem. (Filme Experimental) – T.I.F.A – Tietê International Film Awards – Year II – 2nd Competition – Silver Anhuma;
- Filme Vencedor: Melhor Montagem. (Filme Experimental) – T.I.F.A – Tietê International Film Awards – Year II – Golden Capivara;
- Prêmio de Licenciamento: Mostra Sesc de Cinema – Panorama Estadual;
- Filme Vencedor: Melhor Curta Nacional – Olhar Film Festival – OFF Pocket;
- Filme Vencedor: Melhor Filme Experimental – VIII FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté;
- Filme Vencedor: Melhor Filme com Acessibilidade – Festival de Cinema de Vassouras;
- Menção Honrosa: III Orocine – Mostra Orobó de Cinema.
Texto por Natasha Lopes