Após três dias seguidos de exposição de projetos, competições, palestras, seminários e apresentações culturais, o Inovaweek 2023 chegou ao fim na última quinta-feira (14). O evento, que acontece anualmente no Campus Boa Vista, em Vila Velha, recebeu em torno de 15 mil pessoas para acompanhar toda sua programação.
Ao todo, o Palco Cultural recebeu cerca de 13 artistas para as apresentações do Show de Talentos. As vencedoras foram as alunas de Medicina, Natália S. de Oliveira e Manoela Morais, conquistando o prêmio de R$3.000. O segundo lugar foi ocupado pela aluna de Fonoaudiologia, Eliza Racanali, e o terceiro pela graduanda de Psicologia, Giovana Mucelini.
No Cineteatro, profissionais de grande renome nacional e internacional passaram pelo palco para um evento dedicado à ciência e pesquisa global, o InnoScience. Nesses três dias que marcaram o seu lançamento, alunos e professores puderam participar de rodas de conversa, palestras e seminários inéditos.
Foi lá também que a UVV entrou para a história ao conceder um título honorífico pela primeira vez para um docente e um aluno. Vitor de Ângelo, professor do Mestrado em Sociologia Política e Secretário de Educação do Espírito Santo, foi contemplado por ser um grande representante da educação capixaba. Já Ronaldo Cohin, egresso de Ciência da Computação e CEO do Jade Autism, recebeu o título pela sua trajetória acadêmica e profissional, de reconhecimento internacional.
O InovaWeek recebeu mais de 350 projetos, sendo 297 do ExpoInova, 25 empresas do InovaPitch, 25 startups do ExpoStartup, além da exposição das escolas Leonardo da Vinci, Professor José Leão Nunes e Sesi Araças. Em breve, a UVV estará divulgando os ganhadores de cada categoria.
O encerramento do Inova – apelidado carinhosamente pela comunidade acadêmica – ficou por conta deles: banda Rajar. A noite já descia pelo campus e o som que ecoava era o pop, rock and roll e heavy metal.
A todos que compareceram nessa grande festa, até breve. Ano que vem tem muito mais!