A Universidade Vila Velha (UVV) recebeu em abril cinco intercambistas de países da Europa e Ásia. Durante um mês, eles desenvolveram um plano de negócios para duas refugiadas acolhidas pelo Nuares – Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo.
Sob orientação do professor Rafael Simões, os estudantes Georges Bitar, Jakub Przemyslaw, Philip Max Stöhr, Pietro Sanna e Yagiz Dilber combinaram teoria e prática para desenvolver um projeto viável e sustentável. A iniciativa teve como proposito oferecer suporte econômico, criar oportunidades, promover a interação cultural e fomentar o entendimento intercultural entre os participantes.
Os intercambistas foram recebidos pelos voluntários do Buddy Program, responsáveis por recepcionar os estrangeiros na universidade e oferecer auxilio nas rotinas acadêmicas. Ao todo, foram 10 alunos que participaram do programa dos cursos de Direito, Educação Física e Relações Internacionais UVV.
Para quem deseja ser buddies, a UVV receberá duas turmas de Alemanha nos meses de setembro e novembro. Os interessados devem ficar atentos aos Editais e ao período de inscrição divulgado nos canais oficiais da UVV.
Sobre o Nuares
O Nuares, criado em 2004 pela professora Viviane Mozine, nasceu com o propósito de fortalecer a participação do Estado na elaboração de políticas públicas destinadas à redução das desigualdades sociais no atendimento aos refugiados.
A iniciativa realiza apoio documental na emissão de CPF, Documento de Identidade, Carteira de Trabalho e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, oferece oportunidade de emprego, promovendo a integração socioeconômica dos refugiados.
O núcleo também atua para suprir as necessidades básicas dessas famílias através de arrecadações de roupas, alimentos, fraldas, livros e eletrodomésticos.