Internacional Pesquisa

UVV e Universidad Nacional de Trujillo, no Peru, firmam parceria em pesquisa científica

23, Julho, 2025 Natasha Lopes

Desde 2021, a Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, mantém uma parceria científica com a Universidad Nacional de Trujillo, no Peru, voltada à pesquisa e desenvolvimento de bioprodutos sustentáveis e de baixo custo.

A iniciativa é coordenada pelo professor Márcio Fronza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UVV, em parceria com o pesquisador peruano Josué Manuel Urquiaga Zavaleta, do Laboratório de Tecnología de Procesos Agroindustriales.

O ponto de partida da parceria foi o desenvolvimento de um scaffold, um tipo de biomaterial utilizado para promover a cicatrização de feridas, produzido com gelatina extraída de resíduos da indústria pesqueira peruana. Em 2022, Zavaleta esteve no Brasil para iniciar os primeiros testes in vitro nos laboratórios da UVV.

Desde então, os pesquisadores expandiram o escopo dos estudos. Entre os novos projetos, estão:

  • Desenvolvimento de um extrato padronizado de uma planta peruana com ação anti-inflamatória e antirreumática;
  • Desenvolvimento de um yalurossomo com ativos vegetais extraídos de um fruto da Mata Atlântica para combater o envelhecimento precoce e tratar o melasma.

Para o Prof. Márcio Fronza, colaborações internacionais como essa são importantes para o crescimento dos programas de pós-graduação e para a consolidação de redes de pesquisa que ultrapassam fronteiras.

“A ciência se fortalece com a troca. Essas parcerias permitem a circulação de ideias, de pesquisadores e estudantes, além de nos aproximar de soluções mais sustentáveis, eficazes e socialmente relevantes”.