Internacional

Consulado dos EUA visita a UVV para discutir parcerias

09, Setembro, 2025 Eduardo Reis

A Universidade Vila Velha (UVV) recebeu, na última quarta-feira (03), a visita oficial da adida de Cultura do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Kaitlin Turck, e da assessora cultural, Carla Waehneldt. Esta foi a primeira visita de Kaitlin Turck ao Espírito Santo, marcando um momento importante para o fortalecimento das relações entre a UVV e o Consulado.

As representantes foram recebidas pela reitora Denise Endringer; pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Alessandro Coutinho; e pela assessora internacional, Lurian Reis.

Durante o encontro, foram apresentadas as principais ações de internacionalização da UVV, além de projetos de extensão com forte inserção internacional, como o Núcleo de Práticas Adequadas de Solução de Conflitos (NUPASC) e o Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo (NUARES). Também foram destacados os programas Animais Terapeutas com Crianças com Trissomia 21, Mulheres Empreendedoras e o impacto do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM).

Além disso, as representantes conheceram as instalações e a estrutura da UVV, demonstrando grande interesse e satisfação ao saber sobre o Hospital Veterinário e demais espaços do curso de Medicina Veterinária. Mostraram também entusiasmo pelo trabalho realizado pelo NUARES, entendendo de forma detalhada as ações do núcleo e as nacionalidades mais recebidas nos últimos anos. Ficaram bastante satisfeitas com os serviços ofertados pela UVV à sociedade e como os alunos, desde a graduação, já aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, em espaços como o NAM, NUPRAJUR, EJUVV e as Clínica de Psicologia.

Durante a reunião, a reitora Denise Endringer apresentou os projetos internacionais da UVV e as parcerias vigentes com instituições dos Estados Unidos. Também foram discutidas as possibilidades de participação da instituição em programas ofertados pelo Consulado Americano, abertos a alunos e egressos, com foco em inovação, energia, inteligência artificial (IA), esportes e mulheres empreendedoras. A Assessoria Internacional ficou responsável por repassar essas oportunidades aos alunos, conforme as demandas de vagas apresentadas pelo consulado.

As representantes demonstraram ainda grande interesse pelo InovaWeek e pelas iniciativas de inovação e empreendedorismo da Universidade, reconhecendo o potencial de cooperação com os Estados Unidos. Outro ponto de destaque foram os estágios rotativos nos EUA, em parceria com a AMOpportunities, o Buddy Program, que promove a integração entre alunos da UVV e estudantes estrangeiros, e as experiências internacionais com a SIBE – School of International Business and Entrepreneurship, na Alemanha.

Para a reitora Denise Endringer “a visita do Consulado dos Estados Unidos reforça a vocação internacional da UVV e amplia nossas oportunidades de cooperação em inovação, empreendedorismo e extensão com impacto social.”

Por fim, a visita consolida o papel da Universidade como protagonista em formar profissionais preparados para os desafios internacionais, ampliar redes de cooperação científica e cultural e fortalecer ações de impacto social que ultrapassam fronteiras.