Intercâmbio Acadêmico

Aluna da UVV foi selecionada para participar de um programa de pesquisa no Canadá

01, Dezembro, 2025 Natasha Lopes

Maria Eduarda Cardoso, aluna do curso de Ciência da Computação da Universidade Vila Velha (UVV), foi selecionada para integrar um programa de pesquisa na Brock University, no Canadá. A oportunidade foi conquistada por meio da bolsa de estudos do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP).

Maria Eduarda fará parte da equipe coordenada pela professora Dra. Renata Dividino, atuando no projeto interdisciplinar “Next Gen Edtech: A Systematic Analysis and Modelling of the Latent Effects of Social Media on Youth Digital Citizenship”. A pesquisa analisa, de forma sistemática, os efeitos ocultos das redes sociais na cidadania digital dos jovens.

O estudo busca reformular o debate sobre a governança das plataformas digitais, investigando como bolhas de filtro e vieses algorítmicos influenciam a participação cívica e o engajamento democrático das novas gerações.

Além disso, o projeto pretende contribuir para que jovens adultos desenvolvam habilidades éticas, seguras e responsáveis no uso das mídias sociais, como forma de incentivar sua participação em discussões públicas online.

A longo prazo, a iniciativa visa transformar as redes sociais em um ambiente mais justo, inclusivo, seguro e diverso, onde os jovens possam desenvolver e exercer a cidadania participativa com confiança.

Contribuições específicas incluirão a participação no estudo de mecanismos de recomendação capazes de fornecer previsões precisas sem perder de vista a necessidade de expor os usuários a perspectivas diversas.

Além disso, a pesquisa também atuará na projeção de ambientes democráticos online mediados por IA, para que os jovens possam participar ativamente, experimentar novas possibilidades e explorar ideias.

Metodologicamente, a pesquisa utilizará Graph Neural Networks (GNNs) aplicadas a Knowledge Graphs (KGs) dinâmicos para recomendação social.