10 serviços e eventos que a comunidade pode utilizar na UVV

1, dezembro de 2023

O compromisso da Universidade Vila Velha (UVV) para o fortalecimento da comunidade é notável por meio de suas iniciativas de extensão e eventos impactantes. Essas atividades proporcionam aos alunos a oportunidade única de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, prestando à sociedade serviços essenciais, como: assistência jurídica, apoio contábil, consulta médica e demais áreas da saúde, inclusive saúde animal, além de promover eventos de inovação, solidariedade e carreira.

Veja a seguir, 10 serviços e eventos oferecidos pela instituição à sociedade. Se liga!

 

Acesso a Biblioteca Central:

A Biblioteca Central da UVV, considerada a maior de uma instituição particular no Espírito Santo, disponibiliza livros, periódicos, teses e dissertações ao público. Além de oferecer auxílio em trabalhos acadêmicos e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O público externo pode frequentar o espaço de terça a quinta-feira, de 7h30 às 22h30, para utilizar os mesmos serviços (menos empréstimo de livros).

 

Eventos de inovação, solidariedade e carreira

O Inovaweek é considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo universitário do Espírito Santo. Ao longo de três dias, no Campus Boa Vista, oferece uma programação inédita, proporcionando ao público a oportunidade de participar de palestras ministradas por renomados profissionais do mercado, encontros dedicados à ciência e pesquisa, exposição de projetos, competições, gincanas e pitches.

Grandes talentos foram descobertos na semana de inovação e ganharam o mundo. O aplicativo Jade Autism, criado pelo egresso de Ciência da Computação, Ronaldo Cohin, por exemplo, foi o vencedor do desafio de Pitchs da Web Summit Rio 2023, além de ser contemplado com o prêmio de startup mais inovadora do mundo, no Gitex Future Stars 2020, que acontece anualmente em Dubai.

A Ação Solidária é responsável por oferecer serviços de saúde, orientações cíveis, atividades culturais e de lazer para a comunidade. Na edição mais recente, os participantes puderam obter a 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, ter acesso a serviços de vacinação, participar de eventos de adoção de animais, receber mediação e apoio na abertura de processos legais, além de receber orientações sobre direitos do consumidor, encaminhamento de oportunidades de emprego e muito mais.

Já a Feira de Carreiras é dedicada para pessoas que procuram oportunidade no mercado de trabalho. O evento conta com a participação de empresas parceiras, além do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para o agendamento e encaminhamento para possíveis empregadores.

 

UVV Experience

Visitas guiadas, oficinas e atividades recreativas são algumas das experiências que alunos do ensino fundamental e médio podem vivenciar através do UVV Experience. 

Para realizar as visitas no Campus Boa Vista e Nossa Senhora da Penha ou solicitar a presença da universidade em oficinas e demais atividades da sua instituição, basta solicitar o agendamento através do e-mail: escolas@uvv.br.

 

NUARES – Núcleo aos Refugiados do Espírito Santo

O Nuares, criado em 2004 pela professora Viviane Mozine, nasceu com o propósito de fortalecer a participação do Estado na elaboração de políticas públicas destinadas à redução das desigualdades sociais no atendimento aos refugiados.

Atualmente, a extensão atende 120 pessoas de diversas nacionalidades, vindas da Angola, Cuba, Guiné-Bissau, Síria, Venezuela e outros países, a fim de oferecer suporte para que se estabeleçam no Brasil e possam seguir suas trajetórias de vida.

Dessa forma, a iniciativa realiza apoio documental na emissão de CPF, Documento de Identidade, Carteira de Trabalho e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, oferece oportunidade de emprego, promovendo a integração socioeconômica dos refugiados.

O núcleo também atua para suprir as necessidades básicas dessas famílias através de arrecadações de roupas, alimentos, fraldas, livros e eletrodomésticos. Além de realizar eventos voltados ao lazer e bem-estar, como, por exemplo, a Ação de Páscoa.

 Siga no Instagram: @nuares.uvv

 

NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O NAF é um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis, onde os alunos realizam auxílio e suporte na declaração do imposto de renda, inscrição e informações cadastrais do CPF e CNPJ; Certidões Negativas de Débitos PF e PJ; elaboração do pedido de isenção de IRPF para portadores de moléstias graves e IPI/IOF na compra de veículos para portadores de deficiência física, mental ou visual; além de ajudar na inscrição do MEI, Simples Nacional e matrícula CEI.

Os serviços acontecem toda terça e quinta-feira, de 15h às 17h, no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), localizado na Unidade Acadêmica 1 (prédio branco), no Campus Boa Vista. O interessado pode solicitar o agendamento através do e-mail: naf@uvv.br.

 

NAM – Núcleo de Assistência à Mulher

O NAM é um projeto de extensão que abrange os cursos de Direito e Psicologia, onde é oferecido atendimento jurídico e psicológico, gratuito, para mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto funciona de segunda a quinta-feira, entre 8h30 e 17h. Para agendar um atendimento ligue para: 27 3421-2252.

 Siga no Instagram: @nam.uvv

 

NUPRAJUR – Nucleo de Práticas Jurídicas  

O NUPRAJUR é um escritório em que alunos de Direito, onde desenvolvem competências e habilidades próprias, por meio de atendimento jurídico gratuito, sempre sob orientação do corpo docente da universidade.  A assistência é ofertada para a população com renda de até 3 salários mínimos, nas áreas trabalhista, familiar, cível e previdenciária.

Para realizar o agendamento, ligue para (27) 3421-2104, de segunda a quinta-feira, de 9h às 11h e das 14h às 16h.

Siga no Instagram: @nuprajur_uvv

 

BETA – Estação de Comunicação Experimental

A BETA é uma agência experimental destinada aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, onde são desenvolvidos produção de identidade visual, desenvolvimento de conteúdos para redes sociais e em campanhas publicitárias on-line e off-line, além de auxiliar nas organizações de eventos.

Todo esse trabalho é realizado em parceria com a Empresa Júnior da UVV, a EJUVV, que oferece uma consultoria completa para quem deseja trabalhar como profissional liberal na sua área de atuação.

 Siga no Instagram: @plataformabeta

 

Policlínica UVV

A Policlínica UVV é referência em oferecer uma ampla variedade de atendimentos de saúde, atendendo às necessidades da comunidade nas áreas de Biomedicina, Estética, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Óptica e Optometria, Odontologia e Psicologia. Além disso, oferece consultas médicas especializadas na área de Ginecologia e Obstetrícia.

As consultas devem ser marcadas pelo telefone (27) 3421-2170. Já para as clínicas de Nutrição e Psicologia, ligue (27) 3421-2161.

 

Hospital Veterinário UVV

O Hospital Veterinária UVV é onde os alunos de Medicina Veterinária exercem toda a parte prática da graduação, sempre supervisionados pelos professores. Entre os atendimentos oferecidos, estão: consultas, exames, emergência 24h, castração, odontologia, vacinação, entre outros.

O local funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e 14h às 16h, com exceção da Emergência 24h.

Siga no Instagram: @hospitalveterinariouvv 

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link