Conheça a história de mulheres que conquistam o seu espaço no ensino superior

15, dezembro de 2023

As mulheres, ao longo dos anos, vêm conquistando o seu espaço na sociedade. Esse reflexo fica mais evidente em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, onde revelou que o público feminino é maioria no ensino superior. Os dados apontam que mulheres com 25 anos ou mais, 19,4% completaram a graduação, enquanto os homens com a mesma faixa etária representam 15,1%.

A predominância das mulheres na vida acadêmica representa um avanço significativo em direção à igualdade de gênero. À medida que elas conquistam seus diplomas e têm acesso a mais oportunidades profissionais, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Um grande exemplo dessa jornada acadêmica, é a egressa de Arquitetura e Urbanismo e mestranda de Arquitetura e Cidade da Universidade Vila Velha (UVV), Victória Pinheiro, que desde a infância demonstrou fascínio por monumentos históricos. Ao ingressar na universidade com apenas 18 anos, foi bastante participativa em pesquisas, extensão e iniciação científica, sendo o ponto de virada para os próximos caminhos a seguir.

“Quando ingressei na minha segunda Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), foquei em aplicar a base teórica no estudo da formação e evocação de memórias, emoções e sentimentos associados ao local onde o Espírito Santo começou: o sítio histórico da Prainha. Essa pesquisa foi um ponto de virada na minha carreira, pois foi capaz de gerar bons frutos, como meu primeiro artigo publicado em um periódico científico internacional, mas também por me descobrir pesquisadora”.

Futuramente, Victória deseja seguir na área da docência, integrando um grupo de mulheres em constante expansão, principalmente na UVV. Aproximadamente 50% do corpo docente da instituição é composto por mulheres, enquanto a outra metade é por homens.

 

1º reitora de uma universidade no Espírito Santo

Denise Endringer entrou para história do ensino superior como a primeira mulher a assumir a função de Reitora na UVV.

Ao longo de 14 anos de experiência na UVV, ela protagonizou funções notórias, como de Professora Titular, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diretora Assistente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Pós-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão até chegar na posição máxima da carreira acadêmica, a de Reitora.

Além disso, ao longo de quase uma década, ela compartilhou seu conhecimento como docente no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e desempenhou um papel fundamental como sócia na empresa Pharma Brasil.

Formação acadêmica

Denise Endringer é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado pela mesma instituição.

 

Pró-Reitora Acadêmica da UVV

Gesiane Pereira tomou posse como Pró-Reitora da UVV. O cargo foi ocupado durante 8 anos pela professora Lêda Nogueira, que permanece na instituição para assessorar os processos da Pró-Reitoria Acadêmica.

Lecionando há 20 anos na universidade, Gesiane atuou como Coordenadora do Curso de Logística, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Coordenadora Geral da Área de Tecnologia, Diretora de Planejamento e Ensino, Gestora Executiva da UVV ON, Coordenadora da CPA e Coordenadora do Núcleo de Inteligência e Inovação do Ensino.

Formação acadêmica

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gesiane possui mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia. Ela também obteve um Master degree em International Management na Steinbeis School of International Business and Entrepreneurship – SIBE  e completou seu doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link