Descrição do curso
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo) da UVV On forma profissionais para realizar atividades de elaboração de manuais, desenho e construção de sistemas computacionais, análise de dados e buscar solução para problemas diversos. Ele pode atuar em áreas de Tecnologia da Informação (TI) de empresas, bem como fábricas de software.
A grade curricular do curso oferece uma abordagem completa sobre o universo da análise e desenvolvimento de sistemas, ao abordar assuntos como Estatística, Programação, Engenharia de Softwares, Sistemas Operacionais, Gestão de Projetos e Equipes, Empreendedorismo e Inovação. Ele também conta com alianças acadêmicas com a CISCO, ORACLE e HedHat que oferecem material de alta qualidade, sempre atualizado com as tendências do mercado na área de infraestrutura e segurança.
A graduação é oferecida na modalidade 100% online, permitindo estudar onde, quando e como desejar. Todo o conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá aulas ao vivo, material didático completo e suporte técnico de professores e tutores.
A Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD é uma área que oferece oportunidades de carreira pela sua constante expansão, permitindo a criação de soluções tecnológicas inovadoras e impactantes. O futuro profissional pode atuar em variadas indústrias e desempenhar um papel fundamental na transformação digital.
Certificações intermediárias conquistadas ao longo do curso
- CompTIA A+
- RedHat Certified System Administrator
- Cisco Certified – CCNA 200-301
- Cisco Certified – CyberOps Associate
- Oracle Certified Associate – Java SE 8 Programmer
Metodologia
Na metodologia do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o digital e a prática são colocados como parte fundamental na trajetória acadêmica dos estudantes para que sejam capazes de criar, desenvolver e manter sistemas computacionais de informação, eficientes e de qualidade. Com isso, visando potencializar uma formação completa, com o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho o processo de ensino aprendizagem está baseado em quatro pilares principais, descritos a seguir.
Recursos Pedagógicos e Metodologia Ativa: As estratégias pedagógicas utilizam de metodologias ativas e imersivas para interagir com os conteúdos teóricos e práticos. A trilha de aprendizagem no ambiente virtual é organizada de forma progressiva, promovendo a construção do conhecimento passo a passo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A ênfase na contextualização no mundo real e na relação entre teoria e prática em análise e desenvolvimento de sistemas assegura que os estudantes possam aplicar seu aprendizado, desenvolvendo pensamento crítico, autonomia, preparando-se para atender às demandas do mercado de trabalho do setor. Além disso, os alunos têm acesso a recursos que incluem videoaulas, livros digitais interativos, desafios práticos, atividades para reforçar o aprendizado e uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros textos de referência. Neste ambiente virtual, os estudantes também têm acesso a ferramentas que facilitam a interação com tutores, professores e colegas de turma.
Aula On-line: Desde o início do curso, os alunos terão encontros semanais virtuais com seus professores. Durante essas sessões, os professores abordam os conteúdos das disciplinas, exploram estudos de casos, promovem atividades em grupo e oferecem reforço de conceitos essenciais. Para garantir flexibilidade, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas para acesso posterior, permitindo que os alunos que não puderam participar em tempo real revisem o conteúdo quando for mais conveniente.
Modelo pedagógico e avaliações: A grade curricular do curso é formatada através de um sistema modular, onde cada módulo comporta um conjunto de disciplinas projetadas para que os estudantes tenham a flexibilidade de estudar de acordo com seu próprio ritmo. A avaliação é composta por atividades on-line e presenciais. As atividades on-line pontuadas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem são pensadas para testar o conhecimento e compreensão do estudante dos conteúdos abordados, desenvolvimento de habilidades de escrita, interação e outras competências relevantes para a formação do estudante. As avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo, mediante agendamento prévio, no polo de apoio presencial em que o aluno está matriculado e seguem o calendário acadêmico da instituição. Essa combinação de atividades on-line e avaliações presenciais garante que o estudante seja avaliado de forma coerente e num ambiente seguro, possibilitando ao mesmo demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Atividade Extensionista e Vivência Profissional: Ao longo do curso os alunos participam de disciplinas que buscam levar o conhecimento e os resultados de seu aprendizado para as comunidades locais. As atividades extensionistas têm como propósito promover o envolvimento dos alunos, do curso e da instituição com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural. As atividades em vários projetos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções de grande impacto, permitem ainda a vivência profissional transformadora do estudante junto à comunidade, o que possibilita a integração de conhecimentos técnicos, sociais e comportamentais, contribuindo para a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento social.