Tudo sobre o universo UVV

15, abril de 2024

A experiência de estudar em uma universidade é de longe a mais completa entre as instituições de ensino superior capixaba. Além de ter boa parte de seu corpo docente formado por mestres e doutores e uma infraestrutura de peso, ela é constituída em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Assim, o aluno tem uma vivência acadêmica mais ampla, com oportunidade de aplicar seu conhecimento na prática, desenvolver habilidades e criar conexões com a comunidade local.

É com essa força, que ao longo dos seus 50 anos, a Universidade Vila Velha (UVV) colocou o Espírito Santo em destaque nacional e internacional. Com título de ser a universidade 4 estrelas pelo QS Stars, somado ao seu pioneirismo no The Higher Education (THE), a universidade canela verde deixa um recado: o lugar certo para você transformar o seu futuro é aqui.

 

Corpo docente formado por mestres e doutores 

Ao escolher um curso superior ou pós-graduação, é fundamental incluir a formação dos professores entre os pré-requisitos. Essa escolha tem grande impacto na qualidade do ensino e na preparação do aluno nos desafios de sua área de estudo.

É através dessa variedade de qualificações que a UVV proporciona a excelência acadêmica. Dos 347 professores da instituição, 185 possuem o título de mestre e 124 de doutores, o que equivale a quase 90% do corpo docente.

“Essa diversidade proporciona aos nossos alunos uma educação rica e diversificada, com insights atualizados das últimas pesquisas, tendências tecnológicas e inovações. Isso tem grande influência no padrão educacional, preparando o aluno não apenas para enfrentar os desafios do presente, mas também para moldar o futuro”, comenta Denise Endringer, Reitora da UVV.

Assim, a presença desses profissionais estimula pesquisa, inovação e oferece oportunidades de participar de projetos e atividades acadêmicas mais avançadas, representando um diferencial significativo em suas jornadas profissionais.

 

Campus universitário completo

A instituição oferece um espaço amplo distribuído em 40.506m² de área construída, abrangendo os campi Boa Vista e Nossa Senhora da Penha, além da UVV Highline e da Eco Fazenda UVV. Ao todo, são 67 clínicas e laboratórios, 5 auditórios e teatros, um Hospital Veterinário, Biblioteca Central e áreas de esporte e lazer.

Dentre esses espaços, estão: as clínicas de Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Nutrição, Medicina, Psicologia, Odontologia e Óptica e Optometria; laboratório de anatomia, microscopia, microbiologia, bromatologia, biotério, entre outros dedicados aos cursos da área da saúde. Essa lista também inclui os estúdios de rádio, TV e fotografia; laboratórios de informática, solo, hardware, realidade virtual, termo fluido, material de construção e hidráulica, além do Nupratec, ambos utilizados pelos alunos das Engenharias; laboratórios de maquete, modelos, conforto e práticas manuais.

Os alunos ainda contam com espaços de lazer e práticas esportivas, com o Ginásio Poliesportivo, UVV Lounge, Academia Connec7, Centro de Vivências, Praça de Bandeira, Praça da Diversidade e Capela.

A Maior Biblioteca Particular do Espírito Santo

Localizada no Campus Boa Vista, a Biblioteca Central ocupa um espaço de 2592m². Com três andares, ela possui quase 90 cabines individuais e de estudo em grupo. O local também conta computadores, imobiliários modernos e sofás, deixando o ambiente agradável e convidativo.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário abriga 1.683m² de área construída. O prédio possui 14 andares e está equipado com uma recepção e sala de arquivo, 12 consultórios, farmácia hospitalar, depósito de insumos, centro cirúrgico para pequenos e grandes animais, além de salas de ultrassonografia, atendimentos de emergência e cuidados intensivos, raio X e esterilização. Já na área externa está localizada a clínica de animais de grande porte, composto por espaço de exames e avaliação, 6 baias cobertas e 4 piquetes em área aberta.

 

Cursos com nota máxima 

Se você pensar em ingressar no ensino superior, provavelmente já deve ter ouvido falar das notas dos cursos, definidas pelo Ministério da Educação (MEC). Mas afinal, o que elas realmente representam?

As graduações que recebem a nota máxima precisam cumprir uma série de critérios, onde cada pontuação reflete o nível de conformidade do curso com as regras estabelecidas pelo órgão regulador. A classificação de 1 e 2 aponta que o curso não atende aos requisitos, enquanto a nota 3 atende as condições mínimas.  As notas 4 e 5 indicam que o curso é de excelência.

A UVV é destaque com uma lista de 40 cursos com notas máximas no MEC. Essa conquista é reflexo de uma série de cumprimentos relacionados a organização didático-pedagógica, infraestrutura, corpo docente e tutorial. A Pró-Reitora Acadêmica, Gesiane Pereira, comenta sobre a importância desses resultados na hora de escolher o curso superior.

“Cursos e instituições bem avaliadas oferecem acesso a um corpo docente qualificado, uma infraestrutura moderna e propícia ao aprendizado, além de uma organização didático-pedagógica eficiente e inovadora. Essa combinação proporciona uma experiência educacional enriquecedora e demonstra um compromisso sólido com a formação de profissionais capacitados e aptos a atender às exigências do mercado de trabalho”.

Já no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é destinado aos alunos que estão na reta final no ensino superior, onde são avaliados os cumprimentos dos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias. Na última avaliação, realizada em 2022, a UVV teve 13 cursos com nota máxima. Nas edições de 2019 e 2021, cerca de 24 graduações conquistaram notas 4 e 5.

 

Agora que você está por dentro do universo UVV, é hora de descobrir como fazer parte dele. Conheça agora os cursos de graduação, acompanhe os editais e participe dos vestibulares de Medicina e Demais Cursos.

 

Texto por Natasha Lopes

Whatsapp Link