Ciências Farmacêuticas

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Vila Velha (UVV) teve suas atividades iniciadas em 2010, sendo o primeiro programa de Pós-graduação da área no Estado e, até 2014, o único. Além disso, o PPGCF também é o primeiro e único do estado a possuir curso de doutorado, demonstrando maturidade e crescimento do programa com reconhecimento pela CAPES. O Programa possui professores pesquisadores com formação nas melhores instituições do país e no exterior, além de infraestrutura que conta com técnicas avançadas de cromatografia, biologia molecular e cultura de células. Recomendado pela CAPES, o curso apresenta duas grandes linhas de pesquisa, permitindo a elaboração de pesquisas multi e interdisciplinares que podem ser executadas por quaisquer profissionais da área da saúde e afins. Na linha de pesquisa “Produtos Naturais: Aspectos Químicos, Biológicos e Aplicações”, é possível o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o isolamento e identificação de produtos naturais biologicamente ativos, avaliando seus aspectos químicos e bioquímicos, além da caracterização de sua atividade biológica, como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, antitumoral, entre outras. Na linha de “Fisiopatologia de doenças humanas e animais” os projetos abrangem a investigação dos principais agravos à saúde humana e animal, com ênfase no estudo dos mecanismos biológicos (aspectos celulares e moleculares), da fisiopatologia e de dados populacionais epidemiológicos.

Produtos Naturais: Aspectos Químicos, Biológicos e Aplicações

Fisiopatologia de Doenças Humanas e Animais

Duração: 48 meses
Regime: Semestral
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2137
Email: rodrigo.scherer@uvv.br
Parcelas: 48 parcelas de R$ 1.765,00

Matriz curricular

COORDENADOR(A)

Rodrigo Scherer

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica modalidade Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É professor titular da Universidade Vila Velha (UVV-ES), atuando em cursos de graduação e pós-graduação. É bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). É o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas desde 2015. Tem experiência na área de ensaios químicos e biológicos, com ênfase na composição e atividade biológica de produtos naturais.


 

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.